ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Artur Lima anuncia abertura de candidaturas ao projeto-piloto “Novos Idosos” a partir de 27 de junho

| Fotos: MM
794views

O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, anunciou hoje, em Angra do Heroísmo, que o período de candidaturas ao projeto-piloto “Novos Idosos”, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), abrirá no dia 27 de junho de 2022, estando previsto dez úteis para que os interessados se possam candidatar.

“Depois do muito que se fez, tenho o prazer de comunicar que o programa «Novos Idosos» está, finalmente, em condições de ser operacionalizado”, informou, salientando que a “construção da regulamentação e do regime dos «Novos Idosos» foi árdua, por não existir termo de comparação”.

“Aos interessados em integrarem o projeto-piloto que se inicia em breve, nos concelhos selecionados para o efeito [Ponta Delgada e Praia da Vitória], e à população em geral, devo referir que a adesão ao programa se faz através de concurso, que respeita, como não podia deixar de ser, critérios técnicos rigorosos”, destacou.

Na ocasião, Artur Lima agradeceu às instituições parceiras na prossecução deste projeto-piloto, o Lar. D. Pedro V, na Praia da Vitória, e o Lar Luís Soares de Sousa, em Ponta Delgada.

“Estas serão as instituições executoras desta experiência-piloto que se iniciará em breve. Sim, porque é disso que se trata. De uma experiência inovadora na área social, da qual o Governo espera resultados promissores”, frisou.

Artur Lima falava na cerimónia de apresentação do Projeto “Novos Idosos”, que decorreu hoje, em Angra do Heroísmo.

“Hoje é um dia histórico para o XIII Governo Regional dos Açores”, salientou.

Na sua intervenção, o governante realçou que o “envelhecimento é um dos principais desafios da modernidade” e os “Açores devem estar preparados, com políticas públicas inovadoras, para responder aos idosos das nossas nove ilhas”.

“Os idosos de hoje e do futuro exigem outro tipo de atenção e de cuidados. Vivem durante mais tempo, são mais letrados, mais viajados e mais conectados com o mundo digital”, adiantou.

Por essa ordem de razões, Artur Lima salientou a necessidade em criar “programas e projetos que estimulem um envelhecimento saudável e participativo” e que “garantam a preservação da identidade social originária do idoso”, mantendo-o, sempre que possível, no seu lar, junto da sua família.

Foi neste sentido, lembrou Artur Lima, que a Vice-Presidência do Governo “avançou para o desenho e criação de um projeto experimental, inovador no formato e baseado na filosofia ‘ageing in place’, com o objetivo de manter os idosos no seu meio natural de vida, o máximo de tempo possível”, referindo-se ao Projeto “Novos Idosos”.

Este projeto, financiado por verbas do PRR, alicerça-se numa “lógica de intervenção de proximidade”, com “vantagens óbvias para o idoso, para as famílias e para as instituições”.

A portaria que determina o regime de operacionalização do projeto foi publicada hoje em Jornal Oficial.

Durante o evento de hoje, foram também assinados os despachos de integração das instituições parceiras.

Durante o ano de 2022, prevê-se que 100 idosos sejam abrangidos por este projeto-piloto.

A partir de dia 27 de junho, os interessados deverão manifestar a intenção de candidatura junto das instituições parceiras ou através de correio eletrónico próprio para o efeito (novosidosos.candidaturas@azores.gov.pt).

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.