Os estágios ao abrigo do Estagiar L e T na Administração Pública Local, Regional e Central arrancaram este mês, envolvendo mais de 100 estagiários que são agora abrangidos pelo regime de Segurança Social para efeitos de proteção social.
Os estágios têm a duração de 12 meses, podendo ser prorrogados por mais três meses, quando realizados nas ilhas de Santa Maria, Graciosa, Pico, São Jorge, Flores e Corvo, em conformidade com o novo Regulamento do programa aprovado em Conselho do Governo em julho de 2022.
Maria João Carreiro enaltece o contributo do Estagiar para a “transição do percurso escolar dos jovens para a vida ativa”, razão pela qual “foram introduzidas melhorias”, como a majoração em 5% da bolsa mensal atribuída aos jovens no Estagiar T, correspondente a 105% da RMMG na região, enquanto no Estagiar L este apoio mensal corresponde a 125% da RMMG.
A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego destaca, também, o novo modelo de recrutamento de estagiários na Administração Pública Regional, assente em critérios de seleção, valoração e fórmula de avaliação final com base na avaliação curricular dos candidatos ao estágio, conferindo uma “maior transparência no processo de seleção”.
As candidaturas ao Estagiar L e T na Administração Pública decorreram de 1 a 22 de novembro, numa fase autónoma do período de candidaturas a estágios no setor privado, incluído o setor social, ao qual está associada a obrigatoriedade de contratar, pelo menos, 50% dos estagiários.
A opção do Governo dos Açores de privilegiar os estágios no setor privado já se traduziu no aumento da percentagem de estagiários colocados no setor privado: entre setembro de 2022 e janeiro deste ano, 89% dos jovens decidiram realizar estágio em entidades de natureza privada, enquanto em período homólogo, ou seja, entre setembro de 2021 e janeiro de 2022, a percentagem de jovens que realizam estágio em empresas foi de 78%.
As candidaturas ao Estagiar L e T no setor privado continuam abertas até 31 de março, através do Portal empregojovem.azores.gov.pt, para iniciar estágio até 30 de abril.
GRA/RÁDIOILHÉU