
A Secretária Regional da Saúde e Segurança Social, Mónica Seidi, presidiu na segunda-feira à sessão de apresentação do novo Portal dos Indicadores do Serviço Regional de Saúde.
O portal, que surge no âmbito dos projetos PRR – Plano de Recuperação e Resiliência –, inclui diversos indicadores de monitorização de atividade dos hospitais e centros de saúde, desde número de consultas, internamentos ou cobertura de médicos de família.
Tal, de acordo com a Secretária Regional, demonstra que “a transparência é um dos maiores compromissos do Governo Regional, além deste trabalho contínuo em prol da equidade no acesso aos cuidados de saúde, de uma forma que permite a otimização de recursos e deteção de áreas mais frágeis”.
Na apresentação, que decorreu no Solar dos Remédios, em Angra do Heroísmo, a governante destacou não apenas este projeto, mas vários outros.
Tendo em conta as 80 metas para cumprir do PRR neste campo, já foram ultrapassados os 70% da sua execução, “realmente, um motivo de orgulho”, declarou.
A título de exemplo, a governante abordou a aquisição de equipamentos, por exemplo, com uma das matérias de sucesso.
A Secretária Regional incluiu, nestes resultados, “as mais de mil consultas dadas no âmbito dos cuidados de saúde primários e o grande salto que se conseguiu dar, em termos de acessibilidade, com as teleconsultas”.
O Portal dos Indicadores está disponível em https://monitorizacao-srs.saude.azores.gov.pt/
GRA/RÁDIOILHÉU