O mais recente álbum de Viola da Terra do músico Açoriano Rafael Carvalho, “Ao Toque do Polegar”, está agora disponível nas plataformas digitais. Este é o 9.º álbum a solo deste professor e compositor Açoriano, e foi apresentado a 30 de Junho do ano passado na Ribeira Quente, a Terra Natal do músico.
Com este álbum, Rafael Carvalho pretende homenagear a música tradicional do nosso país, dedilhada pelas cordas de uma Viola e ao toque do polegar. Com o polegar, por ser a técnica de execução tradicional da Viola da Terra nas ilhas de Santa Maria e São Miguel e porque, mais do que achar a mesma limitativa, o músico encara-a como um desafio diário de superação.
O álbum conta com 10 modas tradicionais, do Cancioneiro de várias partes do País, que o músico entendeu que seriam bastante representativas da realidade musical portuguesa e com grande alcance geográfico, sabendo de antemão que essa escolha nunca poderia abranger todos os géneros musicais e regiões do País.
Para complementar esse registo musical e, no seguimento do que tem concretizado nos álbuns anteriores, compôs 2 músicas para integrar o mesmo: “Ao Toque do Polegar – Polca Açoriana”, que abre o CD, e depois “Atlântida”, a última faixa deste disco. “Atlântida” teve a sua primeira apresentação ao público no concerto histórico da 6.ª edição de “Açores, Terra de Mar e de Fogo”, com a Banda Harmonia Mosteirense, a 17 de Novembro, no Coliseu Micaelense.
Rafael Carvalho disponibiliza, desse modo, nas plataformas de streaming, o seu 9.º álbum a solo, depois de “Origens”, “Paralelo 38”, “Relheiras”, “9 Ilhas 2 Corações”, “Um Natal à Viola”, “Cordas do Mundo”, “10 Anos de Origens” e “Viola Micaelense – Ecos dos Mestres”. Editou, ainda, em edição de autor, a trilogia do seu “Método para Viola da Terra”, material pedagógico que serviu de base ao ensino oficial no Conservatório Regional de Ponta Delgada de 2013 a 2022 e que tem sido utilizado por outros professores de Viola de Arame no país, ou ainda por músicos em vários partes do mundo, com especial incidência nas comunidades açorianas.
Para 2025 Rafael Carvalho prepara a edição do seu 10.º álbum a solo, só de originais para Viola da Terra, como forma de continuar a contribuir para a disponibilização de repertório original com Viola e de desenvolver cada vez mais as suas potencialidades melódicas, harmónicas, e a técnica de execução com o polegar, contando, até à data, com mais de 3 dezenas de originais editados.
VTAJ/RÁDIOILHÉU