O Secretário Regional da Agricultura e Desenvolvimento Rural felicitou, este domingo, a Cooperativa Agrícola de Santa Maria por aquilo que considerou “um projeto que termina com um resultado de excelência”, ao referir-se à criação de um vinho que pretende ser certificado em Identificação Geográfica (IG) em dezembro.
“Nasceu um vinho em Santa Maria, que é mais do que um vinho, é o recuperar de uma tradição secular e o reforço de identidade açoriana. Santa Maria posiciona-se para a existência de mais uma fileira agroprodutiva. A fileira do vinho ganha, com este lançamento de um novo agroalimento, uma projeção de grande expectativa”, frisou o governante.
“Este será o início de um percurso que tenho a certeza que obterá sucesso agroprodutivo”, sublinhou.
António Ventura falava à margem do ‘Santa Maria Wine Fest’, onde lançou o desafio para que “os agentes locais, nomeadamente a Agromariensecoop e a Secretaria Regional da Agricultura, construam uma candidatura para que Santa Maria, ou parte da ilha, seja uma Região Vitivinícola Demarcada, juntando-se assim às outras três Regiões Demarcadas, Pico, Biscoitos e Graciosa”.
O governante anunciou, na ocasião, que em 2024 será promovido o primeiro concurso regional de vinhos certificados dos Açores e lançado o Livro Branco do Enoturismo, tendo em conta a distinção recente da Inter Vitis dos Açores como Melhor Destino Sustentável de Enoturismo.
Sendo o dia do sócio da Associação Agrícola de Santa Maria, António Ventura felicitou igualmente a direção e os associados por mais uma comemoração.
GRA/RÁDIOILHÉU