ÚLTIMAS

ATUALIDADE | António Ventura defende política silvícola assente na sustentabilidade

© Governo dos Açores | Foto: SRADR
283views

O Secretário Regional da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, em conjunto com o Diretor Regional dos Recursos Florestais, visitou na quarta-feira uma plantação no Nordeste integrada no perímetro florestal da Ilha de São Miguel, sublinhando na ocasião a necessidade de haver uma política silvícola assente na sustentabilidade.

“Os serviços florestais estão a plantar espécies endémicas em zonas sensíveis como linhas de água, nascentes e zonas de declive acentuado. Essas áreas são de proteção e designadas de corredores ecológicos”, sublinha o governante.

Em 2022, adianta ainda António Ventura, foram beneficiados 30 hectares em São Miguel e para 2023 estão previstos cerca de 40 hectares.

“São áreas destinadas a serviços ecosistémicos da floresta, como seja na retenção do carbono, na biodiversidade, na regulação hídrica, no uso recreativo da floresta e na proteção do solo. Trata de uma atuação pública com vista a um equilíbrio entre a parte económica e sustentável da floresta”, concretiza o governante.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.