ÚLTIMAS

ATUALIDADE | António Ventura apresenta a governante das Canárias realidade agrícola dos Açores

| Foto: MM
436views

O Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, recebeu na quarta-feira, na Horta, em audiência, o Vice-Conselheiro da Agricultura do Governo das Canárias, Eduardo Cabello.

Esta é uma visita estratégica, onde o Vice-Conselheiro da Agricultura das Canárias tem tido a oportunidade de conhecer a realidade agrícola da Região.

Pretende-se, com estes dias de trabalho, alcançar protocolos e intercâmbios de formação técnica no âmbito de várias temáticas agrícolas, como a produção diversificada na área da fruticultura tropical e subtropical, a fitossanidade vegetal, o combate a novas doenças resultantes das alterações climáticas e a implementação de campos de experimentação de novas culturas alimentares.

“Esta é uma uma oportunidade para a Região Autónoma dos Açores impulsionar competitividade, inovação no setor agrícola e reforçar a cooperação entre Regiões Ultraperiféricas”, realça António Ventura.

Foi acordada, o combate à tentativa de cortes na PAC e a procura da manutenção do Programa POSEI de forma individual, com uma reivindicação de aumento do seu orçamento, dando seguimento ao artigo 349 do Tratado da União.

“É decisivo aproximar o comércio agrícola entre as duas regiões, tendo em conta a complementaridade alimentar que cada uma pode proporcionar. A economia açoriana começa a explorar novas áreas, promovendo a sua capacidade regional e global, com confiança, antecipando novas oportunidades fundamentais e estratégicas”, prossegue António Ventura.

A visita da delegação das Canárias teve início na quarta-feira e decorrerá até sábado, abrangendo o Faial, Pico e São Miguel, com um programa vasto e intensivo nas várias vertentes do setor agrícola.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.