ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Aníbal Pires é o Mandatário Regional da candidatura de António Filipe nos Açores

68views

Aníbal da Conceição Pires é o Mandatário Regional da candidatura de António Filipe, assumindo a representação da candidatura no arquipélago e contribuindo decisivamente para o diálogo com a sociedade açoriana.

Professor aposentado, Aníbal Pires nasceu em Castelo Branco, a 11 de julho de 1956, e reside em Ponta Delgada desde 1983. Licenciado em Ensino de Educação Tecnológica e Mestre em Relações Interculturais (Política Intercultural), desenvolveu uma vida profissional e cívica marcada pelo compromisso com a educação, a participação democrática e a intervenção social. Entre 1990 e 1996, exerceu funções como Presidente do Conselho Diretivo da Escola Preparatória dos Arrifes.

A sua longa trajetória política inclui o cargo de Coordenador Regional do PCP Açores (2005–2017) e a eleição para a Assembleia Municipal de Ponta Delgada (2001–2005). Entre 2008 e 2016, foi Deputado na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), onde se distinguiu pela intervenção qualificada e pela defesa persistente dos interesses dos trabalhadores e das populações açorianas.

No movimento sindical, desempenhou um papel de grande relevância como dirigente do SPRA – Sindicato dos Professores da Região Açores, sendo atualmente Presidente da Mesa da Assembleia Geral. Integrou também o Conselho Nacional da FENPROF e o Conselho Regional de Concertação Estratégica, em representação dos Sindicatos Independentes.

Ao longo dos anos, foi ainda fundador e dirigente de diversas associações cívicas e desportivas, com destaque para a Associação dos Imigrantes do Açores (AIPA), instituição referência na defesa dos direitos das comunidades imigrantes. Mantém igualmente uma intensa atividade de intervenção pública, sendo autor de vários livros de poesia e crónica, além de colaborador regular em diferentes órgãos de comunicação social.

PCP/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.