ÚLTIMAS

ATUALIDADE | André Franqueira Rodrigues pede reforço do programa LIFE para atingir metas de preservação da Biodiversidade na UE

260views

Eurodeputado promoveu encontro sobre papel das Regiões Ultraperiféricas na Estratégia de Biodiversidade da UE, sublinhou importância do programa LIFE e criticou tentativas de desmantelamento pela direita europeia

André Franqueira Rodrigues (S&D, Portugal) organizou ontem, no Parlamento Europeu, o encontro sobre “A Estratégia da UE em matéria de Biodiversidade para 2030- O papel vital das regiões ultraperiféricas e dos países e territórios ultramarinos da UE”, que contou com a presença de mais de 50 oradores e participantes.

O açoriano começou por destacar o perigo resultante da mudança atual do contexto internacional: “a paisagem política e geopolítica mudou de forma tão dramática que hoje não estamos apenas a lutar para implementar os objetivos que estabelecemos para nós próprios. Estamos a lutar para os preservar e evitar recuos nas ambições ambientais da UE”.

Usando depois o exemplo da Região Autónoma dos Açores, o eurodeputado afirmou: “Quando se trata de biodiversidade, as RUP não são atores periféricos—são protagonistas centrais na conservação da biodiversidade europeia. Representam mais de 80% da biodiversidade da UE e são casa para ecossistemas únicos, frágeis e insubstituíveis”.

Franqueira Rodrigues alertou ainda para os desafios atuais, como a degradação de habitats, as alterações climáticas e o aumento da pressão turística, defendendo um reforço do compromisso político: “Não basta o financiamento. Precisamos de vontade política para que a preservação da biodiversidade deixe de ser apenas uma prioridade no papel e se torne uma realidade.”

Por fim, criticou as tentativas de alguns grupos políticos ao no Parlamento Europeu de bloquear apoios a organizações ambientais no âmbito do programa LIFE, comparando-o ao sucesso do programa ERASMUS, e apelou à união institucional em defesa da natureza.

Este evento é mais do que uma montra de boas práticas. É um apelo à ação. A UE deve afirmar, com clareza, o seu apoio incondicional às suas Regiões Ultraperiféricas e aos seus ecossistemas. O futuro da biodiversidade europeia depende disso”, concluiu.

O encontro foi promovido em conjunto com o Gabinete Europeu para a Conservação e o Desenvolvimento (EBCD) e o Gabinete Europeu da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) e contou com a participação de Anne Burrill, Chefe da Unidade LIFE Environment da Agência Executiva Europeia do Clima, Infraestruturas e Ambiente,  Boris Erg, da IUCN, e testemunhos de projetos concretos de conservação e proteção de biodiversidade na Guadalupe, Caraíbas Holandesas, Polinésia Francesa e Canárias.

O evento contou ainda com a participação da eurodeputada Catarina Vieira (Greens/EFA, Países Baixos), natural da Terceira.

PE/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.