SÃO JORGE

ATUALIDADE | Alonso Miguel assinala 7.º aniversário da Reserva da Biosfera das Fajãs da ilha de São Jorge

© Governo dos Açores | Foto: SRAAC
418views

O Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, Alonso Miguel, esteve presente na segunda-feira numa ação de educação ambiental dinamizada pela Oferta de Atividades de Sensibilização Ambiental, no âmbito do 7.º aniversário da Reserva da Biosfera das Fajãs da ilha de São Jorge.

Esta iniciativa contou com a participação de uma turma de alunos da Escola Básica e Secundária de Velas, que teve a oportunidade de realizar a “Rota dos Geossítios da ilha de São Jorge”, um percurso que liga a Avenida da Conceição ao Morro Grande de Velas, permitindo um melhor conhecimento sobre os aspetos geológicos e a relação do Homem com a paisagem, bem como da fauna e flora existente neste local.

“As Reservas da Biosfera, classificadas ao abrigo do programa de conservação e gestão do património natural, o programa Homem e Biosfera, estabelecido pela UNESCO em 1971, são reconhecidas com base em parâmetros científicos com o objetivo de proteção do património natural e cultural, bem como o desenvolvimento de modelos de gestão sustentável, que reúnam os governos e as sociedades locais”, frisa Alonso Miguel.

Para o Secretário Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, “a classificação das Fajãs da ilha de São Jorge como Reserva da Biosfera da UNESCO, em 2016, trouxe-lhe o merecido reconhecimento pelas suas características únicas, tanto ambientais, como patrimoniais e culturais, que facilmente se podem observar, numa conjugação perfeita entre o Homem e a Natureza.”

“Este reconhecimento permitiu dar um maior impulso para monitorização, investigação e proteção do património natural e cultural, a par da promoção do desenvolvimento sustentável”, acrescentou ainda.

Alonso Miguel destacou o Plano de Ação da Reserva da Biosfera das Fajãs que está a ser implementado desde 2020, e que “visa dinamizar a Reserva da Biosfera, cumprindo com iniciativas de conservação, gestão e utilização sustentável do património natural, através das melhores práticas de conservação dos valores naturais, a prosperidade económica e o bem-estar das comunidades, objetivos comuns à classificação e reconhecimento das Reservas da Biosfera em todo o mundo”.

O governante salientou, ainda, a promoção e divulgação para o desenvolvimento sustentável nas Reservas da Biosfera dos Açores, “nomeadamente através da atribuição da Marca Biosfera Açores para produtos locais e de apoios financeiros para a manutenção da paisagem de vinha e pomares tradicionais”.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.