ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Alojamento Local quer um maior e mais eficaz combate à sazonalidade do turismo nos Açores

391views

O Presidente da Associação do Alojamento Local dos Açores (ALA) salientou esta manhã que é necessário avançar com soluções concretas para combater a sazonalidade do turismo nos Açores, já que durante a época baixa, “mais de 60% das unidades encerram”, que “afeta, não apenas os proprietários, mas também os destinos e comunidades envolventes”.

No discurso de abertura do 3.º Encontro do Alojamento Local dos Açores, a decorrer hoje e amanhã, no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada, João Pinheiro adiantou que é necessário “encarar esta realidade com soluções concretas, como o reforço das ligações aéreas, o impulsionar da promoção turística nas épocas de menor procura e o investimento em estratégias de captação de mercados alternativos”.

Para o Presidente da ALA, o setor necessita de “medidas que combinem a sustentabilidade económica com a qualidade da oferta, garantindo que o crescimento não seja interrompido, mas potenciado”.

João Pinheiro afirmou que “as ligações regulares e acessíveis são o fio condutor entre o sonho de visitar os Açores e a realidade de o fazer. Um destino de qualidade exige infraestruturas modernas e experiências de viagem consistentes e agradáveis”, deixando o desafio para que, neste encontro, surjam “ideias e propostas concretas, com vista a garantir que as nossas ilhas continuem a ser competitivas e acessíveis a um público global”.

Salientando que o setor do Alojamento Local (AL) “já representa mais de 60% das camas disponíveis na Região e mais de 40% das dormidas totais nos Açores”, o dirigente da ALA revelou que no segundo dia do encontro “teremos a oportunidade de apresentar a atualização do estudo de impacto económico do Alojamento Local na região, que revela dados impressionantes, como o impacto do AL na economia da Região, de cerca de 350 milhões de euros em 2023, o que representa uma contribuição muito significativa para o PIB regional, de 6,7%”.

Para João Pinheiro, o AL é, no entanto, “muito mais do que números”, uma vez que “é uma força transformadora, que impulsiona a reabilitação de edifícios antigos, dá vida às economias locais e cria oportunidades onde antes havia estagnação. São espaços que acolhem, encantam e oferecem experiências genuínas, promovendo as nossas tradições e singularidades insulares”.

“Outro tema central e incontornável é o da taxa turística, implementada no início deste ano e que, apesar de ser uma oportunidade para reinvestir no setor, chegou num momento pouco propício e com deficiente adaptação”, afirmou o Presidente da ALA, alertando para a importância de uma “aplicação adequada destes fundos”.

João Pinheiro salientou ainda o trabalho incansável desenvolvido pela ALA, “para apoiar os nossos associados. Desde o apoio jurídico e contabilístico até à criação de plataformas digitais inovadoras, para promover as unidades, entre inúmeras outras parcerias, o nosso compromisso é dotar os proprietários de ferramentas que os ajudem a crescer, melhorando a sua promoção, desempenho e qualidade de oferta. A nova app e website da ALA, que serão lançados hoje, são um reflexo desta visão de futuro” acrescentando que “aos associados pedimos apenas o vosso envolvimento ativo, no carregamento online das vossas propriedades, para que possamos maximizar o impacto desta ferramenta, enquanto espaço promocional”.

Nos últimos anos, a ALA conseguiu “alertar as entidades competentes e incluir o Alojamento Local no acesso a fundos comunitários, nomeadamente nos Pequenos Negócios do Construir 2030, disse João Pinheiro, considerando que “esta foi uma pequena, mas muito significativa vitória, permitindo que os proprietários possam investir no aumento qualitativo das suas propriedades”.

No entanto, disse, “é fundamental que haja uma revisão do valor limite de apoio, pois, com a inflação, os montantes disponíveis começam a ser insuficientes”. O dirigente associativo declarou-se ainda satisfeito com “o anúncio da reprogramação do PRR, reforçando o Solenerge, um programa essencial para a sustentabilidade energética, onde o Alojamento Local pode desempenhar um papel fundamental”.

Para João Pinheiro, este 3.º Encontro serve não apenas para “celebrar o impacto do Alojamento Local na economia regional, mas para reafirmar o nosso compromisso com um setor que valoriza a sustentabilidade, a qualidade e o crescimento inclusivo. Juntos, temos o poder de elevar o Alojamento Local a novos patamares de excelência, mantendo-o como uma força motriz para o progresso das nossas ilhas”.

ALA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.