AGENDA

ATUALIDADE | Agenda. Presidência do Governo promove novo momento musical no Palácio da Conceição

© Governo dos Açores
421views

A Presidência do Governo dos Açores, em estreita colaboração com o Conservatório Regional de Ponta Delgada, promove na igreja do Palácio da Conceição, no dia 10 de abril, entre as 10h30 e as 11h00, mais um momento musical no órgão setecentista ali existente, da autoria da Joaquim António Peres Fontanes (1750-1818).

Este organista de origem espanhola, que se estabeleceu em Lisboa em finais do século XVIII, construiu alguns dos mais belos órgãos ibéricos que se conhecem, entre os quais três dos seis órgãos históricos da Real Basílica de Mafra. Nos Açores também são da sua autoria vários órgãos históricos distribuídos pelas ilhas Terceira, de São Jorge e de São Miguel, sendo neste última onde se encontra o maior exemplar da obra de Fontanes no arquipélago: o da Igreja Paroquial de São José, na cidade de Ponta Delgada.

O instrumento da Conceição, datado de 1794, é um órgão de armário, com 13 meios registos, num móvel policromado à imitação de madeira, cuja fachada superior é fechada integralmente por duas portas decoradas com representações iconográficas de instrumentos de sopro e de corda no interior, que, quando abertas, deixam ver o teclado da consola e acima deste, a tubaria. Foi restaurado em 1989 pelo mestre organeiro Dinarte Machado, que se dedica à construção, conservação e restauro de órgãos de tubos.

Esta é uma iniciativa de cariz essencialmente pedagógico, que se repete todas as segundas segundas-feiras de cada mês, proporcionada por professores e alunos do Conservatório Regional de Ponta Delgada e direcionada, em primeira instância, às escolas e servirá não só o propósito de escutar o órgão de tubos ali existente, mas também o de dar a conhecer a igreja e espaços envolventes, promovendo assim uma cultura de proximidade dos palácios da Presidência do Governo à comunidade escolar e população em geral.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.