AGENDA

ATUALIDADE | Agenda. Presidência do Governo associa-se ao Dia Internacional dos Monumentos e Sítios

© Governo dos Açores
645views

A Presidência do Governo dos Açores associa-se à celebração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2023, abrindo ao público as portas dos palácios da Conceição e de Sant’Ana, em Ponta Delgada, e dos Capitães-Generais, em Angra do Heroísmo, no dia 18 de abril.

O Palácio da Conceição receberá quatro visitas guiadas, entre as 13h30 e as 15h45, com uma duração de cerca de 60 minutos, para grupos de 25 pessoas, com o propósito de dar conhecer os espaços deste edifício.

A igreja do palácio também estará aberta, das 13h30 às 16h30, de forma livre.

Na igreja, às 17h00, haverá ainda uma conferência pelo arq. André Franco, intitulada “Convento da Conceição: fundação, extinção e transformação”, sobre a história do edifício, desde as suas origens no séc. XVII, quando foi instituído pelos irmãos Francisco e João de Andrade Albuquerque para convento das Comendadeiras de Nossa Senhora da Conceição, até à instalação da sede do Governo dos Açores em 1976.

O orador, Paulo André da Luz Franco, é licenciado pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa.

O Palácio de Sant’Ana receberá igualmente quatro visitas guiadas, entre as 17h30 e as 19h45, com uma duração de cerca de 60 minutos, para grupos de 25 pessoas, com o propósito de dar conhecer o edifício, construído em meados do séc. XIX para residência da família Jácome Correia e que desde 1980 alberga a Presidência do Governo dos Açores.

O jardim do palácio, notável exemplar paisagístico e botânico, estará também aberto das 10h00 às 20h00, de forma livre.

Além disso, no Salão Nobre do palácio, às 21h00, terá lugar um evento musical, o “Concerto de Primavera”, pelo Coro Sinfónico do Coral de São José, com Natalia Atamas Silva ao piano e direção de Luís Filipe Carreiro.

Formado em 1967, este coro conta já com meio século de atividade ininterrupta, sendo uma referência no panorama cultural açoriano. Do programa do concerto constam peças de José Afonso, Vitorino, Eurico Carrapatoso, Carlos Gustavino, entre outras.

O Palácio dos Capitães-Generais estará aberto das 10h00 às 17h00, de forma livre, possibilitando aos visitantes apreciar os espaços deste vetusto edifício que já foi Colégio dos Jesuítas, residência do Capitão-General dos Açores, Governo Civil e serve hoje como sede da Presidência do Governo dos Açores na ilha Terceira.

Nota: Todas estas atividades são gratuitas e não requerem inscrição prévia, com exceção do “Concerto de Primavera”, que se realiza no Palácio de Sant’Ana, limitado a 100 lugares, cujos respetivos bilhetes de admissão poderão ser levantados na portaria do palácio no próprio dia do evento, a partir das 10h00.

Para mais informações, contatar a Presidência do Governo dos Açores pelo telefone 296 301 000 ou pelo e-mail presidencia.palacios@azores.gov.pt.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.