AGENDA

ATUALIDADE | Agenda. Inaugurações e concertos assinalam o Dia Internacional dos Museus no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas

527views

Para assinalar o Dia Internacional dos Museus, o Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas inaugurará uma exposição e um projeto artístico no dia 18 de maio pelas 15h, num dia feito pelos jovens e dedicado aos jovens.

“Que lugares queremos criar?” é o culminar de um projeto de 8 meses com alunas e alunos do 10º D da Escola Secundária da Ribeira Grande. Nesse dia, será apresentada uma publicação feita por estes, orientados pelo artista André Laranjinha e impressa nas Oficinas de São Miguel, e inaugurado um mural criado também por eles.

A trilogia dedicada a obras da Coleção Arquipélago ganha nova cor com a inauguração de Futuros Incertos, a segunda parte desta exposição, nas salas 1 e 2 do Centro de Artes, com obras dos artistas Carla Filipe, Eduardo Sarabia, Filipa César, Gabriela Albergaria, Gabriela Oliveira, Gil Heitor Cortesão, Gustavo Rezende, João Pedro Vale e Nuno Alexandre Ferreira, José Nuno da Câmara Pereira, Lawrence Lemaoana, Maria José Cavaco, Miguel Leal, Noémia Cruz, Pedro Valdez Cardoso, Robin Rhode, Rui Moreira, Tomaz Borba Vieira. Segundo João Mourão, diretor do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas e curador desta exposição, «Futuros Incertos é o contexto em que tentamos implementar esta versão peculiar e idiossincrática do demónio de Laplace enquanto estratégia curatorial; uma estratégia que nos permitirá ver mais, compreender mais e esperar mais da prática artística contemporânea, assim como imaginar e produzir o mundo em que esta existe e ao qual se refere».

Para animar este dia, haverá também atuações de GUII, ITZJOTAP, LIL KYRA, OESTRELA e THE BRAIN, jovens do novo panorama musical de São Miguel.

A entrada é livre.

Toda a programação poderá ser consultada na página do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas: http://arquipelagocentrodeartes.azores.gov.pt/pt/

ACAC/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.