AGENDA

ATUALIDADE | Agenda. Ilha do Pico acolhe o primeiro Encontro Audiovisual Açoriano

510views

Um fim de semana recheado de conferências, mostra e networking, é o que a MiratecArts promete para o primeiro Encontro Audiovisual Açoriano.

A acontecer no Auditório da Madalena, de 6 a 8 de janeiro de 2023, a MiratecArts produz este evento para iniciar o processo de debater uma indústria em construção. “Só teremos um sector se nos conhecermos, criarmos sinergias, parcerias, e juntos lutarmos por uma estrutura com mais dignidade,” avança Terry Costa. Sendo assim, e conforme já acontece com os encontros de escritores, ilustradores, pintores e outras áreas artísticas, a MiratecArts decidiu começar pelo que sabe: criar um evento apelativo para incentivar o maior número de profissionais da área a participarem.  

Intervenções de realizadores como Augusto Fraga e Rui Vieira, masterclasses, incluindo Sofia Frazão em Caracterização e Maquilhagem, entre outros açorianos que fazem a vida do mundo audiovisual, também há convidados a partilhar os seus conhecimentos. Miguel Dias, da Agência de Curta Metragem, apresenta a temática de promoção, vendas e distribuição internacional, e a coordenadora executiva do Europa Criativa MEDIA, Susana Costa Pereira, partilha sobre financiamento europeu específico para o sector audiovisual. 

A apresentação do primeiro estudo na Região Autónoma dos Açores sobre a temática do turismo cinematográfico, um trabalho de Miguel Nobre na Faculdade de Economia e Gestão da Universidade dos Açores, vem ao público pela primeira vez. Painéis e debates temáticos, incluindo “Produzir nos Açores”, apresentações de várias entidades, e ainda surpresas, estão previstos para o primeiro fim de semana do ano. O programa foi construído com as ideias dos colaboradores da MiratecArts, mas todos são bem vindos, admite Terry Costa. 

Um programa de mostra de filmes, com realizadores presentes, faz parte do evento, que dá o arranque a mais uma edição do Montanha Pico Festival. O documentário de Sandra Cristina Sousa, “Os livros que ficaram por ler de Pedro da Silveira”, abre o festival na sexta-feira, 6 de janeiro, às 21h30, no Auditório da Madalena. 

Além dos profissionais, os eventos do Encontro Audiovisual Açoriano são de livre entrada para o público em geral. MiratecArts tem parceiros de alojamento na ilha do Pico, assim facilitando participantes oriundos de outras ilhas. Para usufruir dos descontos, contacte info@mirateca.com e oficialmente inscrever-se no evento. O programa na sua totalidade está disponível online.

MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.