AGENDA

ATUALIDADE | Agenda. Governo dos Açores promove final do concurso Cansat Junior em Santa Maria

© Governo dos Açores
700views

O Gabinete do Subsecretário Regional da Presidência, através da Estrutura de Missão dos Açores para o Espaço (EMA-Espaço), promove, nos dias 26 e 27 de maio, a final do concurso CanSat Junior Açores, que decorrerá na ilha de Santa Maria.

O CanSat Junior Açores, que acontece na sequência da realização de um ‘workshop’ de formação para os professores orientadores das equipas, que decorreu na ilha de São Miguel em dezembro de 2022, contará com a participação de 13 equipas de 7 ilhas do arquipélago, movimentando cerca de uma centena de alunos e professores.

Este evento enquadra-se no eixo prioritário Divulgação, Educação e Cultura Científica para o Espaço, da Estratégia dos Açores para o Espaço, como área de intervenção para a criação de gerações de Açorianos e Açorianas atentos ao setor das STEM (ciências, tecnologias, engenharias e matemática), direta ou indiretamente ligados ao setor espacial, contribuindo para dar resposta às exigências em termos de qualificação que o setor exige, e para o crescimento do ecossistema espacial dos Açores.

A edição piloto regional deste projeto, criado em Portugal pelo European Space Education Resource Office (ESERO), com a supervisão e validação da European Space Agency (ESA),  pretende proporcionar aos jovens alunos da Região, ao nível do ensino básico, o contacto com um projeto eminentemente científico e tecnológico, baseado num contexto de simulação de um projeto espacial “real” – construção e lançamento de um microssatélite do tamanho de uma lata de refrigerante, equipado com sensores, sistema de comunicações, sistema de recuperação, e autonomia de energia, capaz de medir parâmetros atmosféricos e enviar dados por telemetria para uma estação terrestre operada pelos alunos.

O Cansat Junior Açores é organizado pelo Governo dos Açores em parceria com a delegação portuguesa do European Space Education Resource Office (ESERO Portugal), a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica, e a Agência Espacial Portuguesa – Portugal Space,  contando com o apoio de diversas entidades locais, nacionais e internacionais.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.