AGENDADIÁSPORA

ATUALIDADE | Agenda. Concurso literário em Língua Materna para imigrantes nos Açores

© Governo dos Açores
329views

A Presidência do Governo dos Açores, através da Direção Regional das Comunidades e em parceria com a SATA Azores Airlines, promove o concurso literário “Saudades da Terra”, na área da imigração, no âmbito das comemorações do Dia Internacional da Língua Materna, que se assinala anualmente a 21 de fevereiro.

Esta iniciativa, destinada a todos os imigrantes residentes na Região, visa promover a interculturalidade e incentivar um maior conhecimento sobre as diferentes comunidades e nacionalidades existentes no arquipélago, através da produção e distinção de textos literários, escritos na sua língua materna, que transmitam a visão dos seus autores sobre os Açores.

São aceites textos em qualquer género literário, originais e inéditos, que abordem a perspetiva pessoal dos concorrentes, com idade mínima de 18 anos, sobre a sociedade de acolhimento.

O concurso “Saudades da Terra” conta com a colaboração de um júri constituído pelo escritor Pedro Almeida Maia, a poetisa Eleonora Marino Duarte e o jornalista Paulo Simões.

O vencedor será premiado com uma passagem aérea para duas pessoas, com origem em qualquer aeroporto açoriano, para todos os destinos operados pela SATA Azores Airlines.

As candidaturas devem ser submetidas até 21 de abril de 2023, através de formulário próprio, para o endereço de correio eletrónico saudadesdaterra.drc@azores.gov.pt

O regulamento e o formulário de candidatura e demais informações estão disponíveis para consulta na página da Direção Regional das Comunidades no portal do Governo dos Açores, em www.azores.gov.pt .

O Dia Internacional da Língua Materna foi proclamado pela UNESCO em 1999 e, posteriormente, reconhecido pela ONU em 2002, com o objetivo de proteger e salvaguardar todas as línguas faladas no mundo, honrando tradições culturais e respeitando a diversidade linguística.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.