ÚLTIMAS

ATUALIDADE | “Aeroporto das Flores limita o direito à saúde e à vida dos Florentinos”

261views

Bruno Correia, cabeça de lista do JPP pela ilha das Flores afirma que pode ser uma questão de vida ou morte os sucessivos atrasos no processo de certificação das luzes de pista do Aeroporto da ilha das Flores por parte da Autoridade Nacional de Aviação Civil, na medida em que esta contingência obriga a que o transporte médico urgente de pacientes da ilha das Flores seja realizado através do helicóptero EH-101 em vez do avião C-295, por limitações operacionais ligadas à falta de certificação da iluminação da pista.

A realidade mostra que uma vez descolado da Base Aérea n.º4 na ilha Terceira, o EH-101 demora em média 1h30m até chegar ao aeroporto da ilha das Flores, sendo que se a mesma missão fosse realizada com o avião C-295 a duração do voo seria reduzido em 33%, para uma 1h00m.

Na consideração do tempo do voo de chegada às Flores, somado ao tempo de chegada a uma ilha com hospital, verifica-se que a demora acrescida deste transporte urgente feito com helicóptero, ascende a mais do que uma hora, quando comparado com avião, sendo que este acréscimo de tempo, em caso de patologia cardíaca, poderá efetivamente fazer a diferença entre a vida e a morte.

Bruno Correia lembra ainda que durante o ano 2023, ocorreram situações em que foi solicitado o transporte médico urgente de paciente urgente da ilha das Flores, para Hospital da Região e este transporte não se efetivou por motivos de esgotamento de horas de voo por parte das tripulações do EH-101, resultando em graves consequências para a saúde dos pacientes, sendo por isso urgente o reforço da tripulação do EH-101 da Força Aérea Portuguesa.

O candidato do JPP pela lista da ilha das Flores destaca a necessidade destes assuntos relacionados com os constrangimentos do aeroporto da ilha, serem objeto de iniciativas parlamentares robustas e suportadas por todos os partidos, quer na Assembleia Regional, quer na Assembleia da República, com vista a assegurar direitos e garantias aos Florentinos, de igual modo ao que acontece com todos os portugueses.

JPP/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.