ÚLTIMAS

ATUALIDADE | Açores presente no maior certame de livros ilustrados com a editora Néveda

332views

Trata-se da 60ª edição daquela que é a maior feira, a nível mundial, de comercialização de direitos editoriais de livros para a infância e juventude, e a grande festa da ilustração. A Feira de Bolonha constitui um ponto de encontro para editores, autores, ilustradores, agentes literários, tradutores e todos os profissionais que se movem no campo dos livros para os mais novos.

Portugal está bem presente com a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, DGLAB, e um número de editoras dedicadas ao livro infantil e à ilustração. Pela primeira vez, Néveda Ent., editora com sede na ilha do Pico, Açores, também tem presença. 

“Participar em workshops, conversas e painéis, conhecer entidades de perto e de longe, participar com nossos livros em sorteios e muitos outros meios de promoção,” diz Terry Costa, “preenche facilmente o tempo, rodeado por este mar de livros de todos os cantinhos do mundo.” De 6 a 9 de março, Terry Costa leva o nome dos Açores e os trabalhos desenvolvidos pela associação MiratecArts, a qual é diretor artístico, e publicados pela Néveda Ent., fundada em 2020, para uma audiência cativante. “Aqui, ou trabalhas no meio, ou amas, o livro ilustrado, e assim é muito mais fácil de se fazer negócio e amizades.”

Celebração com a equipa de Taiwan, para comemorar o primeiro livro de Yiwen Huang a ser traduzido para português, foi um dos eventos especiais que aconteceu logo no primeiro dia da Feira. Este é um dos projetos da Néveda Ent., para 2023, sendo assim também a sua primeira experiência, como editora, de traduzir e publicar um livro estrangeiro em Portugal. O livro foi o vencedor do Prémio AnimaPIX Livro Ilustrado, está em processo de tradução e tem projeção de publicação para este outono. 

“Levar os trabalhos dos nossos colaboradores e a nossa mascote e nome de editora, Néveda, para ser conhecido por milhares de pessoas, dá mesmo muito gosto e orgulho no que fazemos no meio do Oceano Atlântico,” admite Terry Costa. “Afinal, os Açores têm presença longe do arquipélago, e bem colocada, com as artes de ilustração, no maior certame do livro infantojuvenil ilustrado no planeta.” 

MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.