
A cadeia britânica de televisão BBC deu a conhecer uma lista com 25 sítios a conhecer em 2025, com especial atenção para o tema da sustentabilidade, que inclui os Açores. É o único destino português que está no catálogo.
Esta lista contou com a participação de jornalistas da BBC Travel, bem como de membros de organizações como o Sustainable Travel International, o World Travel & Tourism Council e a Organização Mundial do Turismo.
Os Açores surgem na 21.ª posição, num ranking liderado pela Dominica, nas Caraíbas. Na segunda posição está Naoshima (Japão), seguindo-se as Dolomitas (Itália), Gronelândia, País de Gales, Oeste de Terra Nova e Labrador (Canadá), Tucson, Arizona (EUA), Austrália Ocidental, Sri Lanka, Panamá, Montanhas Rif (Marrocos), Bradford (Inglaterra), Jordânia e Vale de Haa (Butão).
A estes destinos juntam-se Havai (EUA), Uzbequistão, Haida Gwaii (Canadá), Costa Esmeralda (Nicarágua), Ilha de Man (Reino Unido), Região de Gilgit-Baltistan (Paquistão), Kansas City, Missouri (EUA), Bolívia, Botswana e Oslo, na Noruega.
“No meio do Oceano Atlântico, a cerca de 1.500 km a oeste de Lisboa, este arquipélago português de nove ilhas é um dos destinos mais isolados da Europa e é conhecido pelas suas fontes termais naturais fumegantes, lagoas da cor de joias e tubos de lava cintilantes. Os Açores já ostentam algumas das praias de areia preta mais dramáticas do continente e as melhores oportunidades de observação de baleias, mas as ilhas agora podem adicionar outro superlativo à lista: o maior santuário marinho protegido da Europa”, descreve a BBC, numa referência à legislação regional que protegeu 30% do mar açoriano.
A BBC precisa que, “com legislação inovadora aprovada em outubro de 2024, a recém designada Área Marinha Protegida dos Açores estender-se-á por 287.000 km2 (uma extensão maior do que toda a Grã-Bretanha) e protegerá corais de águas profundas, tubarões e as 28 espécies de baleias e golfinhos encontrados ali”.
O destaque publicado pela BBC Travel sublinha a importância de elogiar também a sustentabilidade: “Cada um destes 25 locais não só recebe visitantes e oferece experiências de viagem incríveis, mas também usa o turismo para apoiar comunidades locais, proteger o meio ambiente ou preservar sua herança cultural única”.
DIÁRIOINSULAR/RÁDIOILHÉU