REGIONAL

ATUALIDADE | Açores. CIVISA recebe cinco novos sensores de gás portáteis.

259views

No passado dia 11 de julho, o Centro de Informação e Vigilância Sismvulcânica dos Açores (CIVISA) recebeu cinco novos sensores de gás portáteis, para medir gases vulcânicos, nomeadamente dióxido de carbono, sulfureto de hidrogénio, dióxido de enxofre e oxigénio.

Os equipamentos, doados pela Tabaqueira e pela Fábrica de Tabaco Micaelense, revelam-se de particular importância para a segurança de quem trabalha no terreno, nomeadamente em caves ou zonas de depressão onde os gases se possam acumular, como é o caso da Furna do Enxofre, na ilha Graciosa.

Equipados com um alarme luminoso e sonoro, permitem detetar gases potencialmente tóxicos para a saúde humana, complementando assim os equipamentos de monitorização permanente de gases do CIVISA. Um dos sensores já foi inclusivamente enviado para a ilha Graciosa.

O investimento, que rondou os 10 mil euros, surgiu face às necessidades de acompanhamento da crise sismovulcânica na ilha de S. Jorge. Nos Açores, os gases vulcânicos constituem o único perigo geológico permanente.

IVAR/CIVISA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.