REGIONAL

ATUALIDADE | Açores. Bloco defende melhorias na saúde e nos transportes para contrariar despovoamento da Graciosa

230views

Alexandra Manes considera que é fundamental melhorar a saúde e os transportes para conseguir fixar população na Graciosa e contrariar o despovoamento da ilha. No final de uma visita oficial que terminou ontem, a deputada do Bloco disse que apesar da mudança de Governo as ilhas mais pequenas continuam a ser deixadas ao abandono.

“A saúde é um princípio basilar para a fixação da população”, disse Alexandra Manes, que assinalou a falta de médicos e de enfermeiros na Graciosa.

“O discurso do presidente do Governo Regional – que dizia que as ilhas sem hospital têm que ter uma atenção diferenciada na reorganização do Serviço Regional de Saúde não está a ser cumprido”, disse a deputada do Bloco, que defendeu a atribuição de incentivos a estes profissionais para dar resposta às necessidades da ilha.

Alexandra Manes lembra que o Orçamento da Região para este ano prevê precisamente a atribuição de incentivos para a contratação de enfermeiros, e diz não compreender porque é que o Governo ainda não regulamentou nem implementou este mecanismo que é necessário e está previsto.

“Já estamos com mais de 18 meses de governação desta coligação. Não podem continuar com o discurso de que estão aqui há pouco tempo. É preciso acabar com este discurso e passar à ação”, disse a deputada.

No que diz respeito às acessibilidades e transportes, Alexandra Manes deixa críticas ao Governo por ter decidido acabar com a linha amarela de forma abrupta, sem qualquer planificação e sem estudar os seus impactos, o que levou ao aparecimento de problemas como, por exemplo, a falta de carros de aluguer, o que fomenta o aparecimento do mercado paralelo.

Além disso, a deputada assinala que, apesar de a SATA ter aumentado o número de voos para a Graciosa, o número de lugares diminuiu porque passaram a ser usados os aviões mais pequenos.

Alexandra Manes criticou ainda o facto de o PSD – durante as jornadas parlamentares realizadas na Graciosa – ter anunciado muitos projetos, mas não ter apresentado nada de concreto.

BE/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.