ÚLTIMAS

ATUALIDADE | “A solução da direita é sempre cortar nos serviços públicos e nos trabalhadores” por isso o Bloco não dá cheque em branco

363views

O Bloco de Esquerda não dá cheques em branco ao governo para cortar na despesa porque a solução da direita é sempre a mesma “cortar nos serviços públicos e cortar nos trabalhadores”, afirmou António Lima, anunciando o voto contra a proposta da Iniciativa Liberal que prevê redução de despesa sem indicar onde serão feitos cortes.

E durante o debate, nem o governo, nem a IL foram capazes de dizer onde serão feitos os cortes na despesa pública.

“Dizem que não vão cortar em nada, mas vão reduzir a despesa: é o milagre da subtração”, apontou António Lima.

“A IL não diz onde quer reduzir despesa”, por isso, “a proposta é um cheque em branco para o governo cortar onde quiser, sem dar cavaco a ninguém”, concluiu o deputado do Bloco.

António Lima voltou a insistir que o problema da Região está no desequilíbrio entre a receita e a despesa, e que esta é uma responsabilidade da coligação e dos partidos que têm aprovado orçamentos, incluindo a IL e o Chega, que aprovaram uma redução de impostos que abrangeu apenas os mais ricos e os lucros das empresas, e que, segundo o presidente do governo regional, significa uma redução de receita de 140 milhões de euros por ano.

“Agora vão ser os açorianos todos, também os que ganham 900, 1000, ou 2000 euros, chamados a pagar” a “dívida galopante” que a Região enfrenta.

O Bloco tem – feito e vai continuar a fazer – propostas para aumentar a receita e para diminuir a despesa, como por exemplo, a redução dos juros que a Região ia pagar à EDA, e que se traduziu numa poupança de 1 milhão de euros, que pode chegar a 6 milhões de euros.

BE/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.