AGENDA

ATUALIDADE | A 12.ª edição do Azores Fringe encerra com eventos em São Jorge, Pico e Terceira

676views

O festival internacional de artes, Azores Fringe, abriu no mês de Maio. Com o epicentro de acontecimentos na ilha do Pico, e ainda eventos ao vivo nas ilhas do Corvo e São Jorge, o programa de curtas de vídeo e filmes, SHORTS@FRINGE, chegou às outras ilhas. 

O fundador do festival, Terry Costa, admite que “o Fringe é uma explosão artística dos Açores para o mundo, apresentando uma cornucópia de eventos de todas as áreas artísticas e ainda criando oportunidades para artistas açorianos desenvolverem seus novos projetos, enquanto abraça internacionais a mostrarem seu trabalho.”

Último fim de semana de junho, o festival encerra com performance em São Jorge, e uma festa artística no Pico.  

No Manezinho, em São Jorge, artistas da França sobem ao palco esta sexta-feira, 28 de junho, para apresentar Tuanake, um espetáculo criado por Honky Tonk Sail. Incorporando pintura ao vivo e música original, com Soizic Séon & Bots, Tuanake é uma ilha fantasma; é um pedaço de terra fundado no meio do oceano e nunca mais visto; é uma carta perdida que leva dois personagens a conversarem sobre ilhas, liberdade, busca, exploração, conquista, colonização e exílio. A viagem tem muitas faces. Nomes de lugares e nomes de pessoas falam com quem sabe ouvir. As histórias nem sempre são simples.

Durante o mês de junho, às sextas-feiras, o espaço mais famoso da ilha do Pico, Cella Bar, tem sido anfitrião da música do produtor André Neves e jovens convidados do meio do hip-hop e voz. Assim, no dia 28, o programa encerra com uma festa artística e muita música. André Neves é colaborador MiratecArts desde a fundação da associação cultural e tem participado em várias vertentes desde o Azores Fringe a eventos especiais. 

Depois de exibições em várias ilhas, a Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, apresenta o programa de animação do SHORTS@FRINGE, curtas para os mais novos, no sábado, 29 de junho. 

A 12a edição do Azores Fringe encerra neste próximo fim de semana, depois de dezenas de eventos pelas 9 ilhas dos Açores. Propostas para o próximo festival são aceites, de julho a janeiro, através de azoresfringe.com – site oficial do festival. 

MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.