ÚLTIMAS

ATUALIDADE | 16 ideias concorrem ao Prémio Curta Pico

837views

A MiratecArts lidera um concurso de apoio à produção audiovisual nos Açores, o Prémio Curta Pico. Nesta primeira edição, produtores, realizadores e escritores propuseram 16 ideias, desde narrativa poética à fantasia. “Foi uma bela surpresa receber tantas propostas, neste o primeiro ano de promoção do Prémio” admite Terry Costa, o diretor artístico da MiratecArts. “Também foi bom ver que as ideias não vieram só dos nossos colaboradores açorianos, mas também houve propostas da Madeira, do continente e ainda do estrangeiro.”

Na primeira fase, as propostas foram avaliadas por um júri de três pessoas, pertencentes a cada um dos municípios da ilha do Pico. O júri incumbido de escolher as melhores ideias propostas, sem conhecer a equipa dos projetos, foi composto por Bruno Bettencourt, do departamento cultural do Município das Lajes do Pico; Cláudia Madruga, jornalista e técnica superior do Gabinete de Comunicação e Relações Públicas, Município da Madalena; e, o bibliotecário Nicolau Marques, da Biblioteca Municipal de São Roque do Pico.

“A MiratecArts escolheu três pessoas que conhecem o que se faz pela ilha montanha, que trabalham no meio cultural e que promovem eventos no Pico. Além disso, também conhecem os objetivos da MiratecArts e exercem postos de trabalho com as entidades parceiras da associação”, avança Terry Costa.

Numa segunda fase, as propostas finalistas terão até dez semanas para completarem o processo, que incluirá a pré-produção do projeto, com a nomeação dos elementos da equipa de produção, orçamento projetado e guião. Os projetos finalistas serão avaliados por um júri de profissionais do sector e apenas umaproposta será escolhida como vencedora. O anúncio da curta-metragem de ficção vencedora será apresentado na décima edição do Montanha Pico Festival, que decorrerá a partir de 11 de dezembro, até janeiro de 2024, ano em que a obra será produzida e finalizada.

“Esta é uma incentiva à produção audiovisual nos Açores, com um prémio monetário de €10Mil, conseguido em parceria com as três Câmaras Municipais da ilha,” admite Terry Costa. “Os Municípios das Lajes do Pico, da Madalena e de São Roque do Pico estão a provar que juntos é a melhor forma de enfrentar o futuro e de se construir mais para o bem da ilha montanha.”

MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.