ÚLTIMAS

ARRIFES | Chega pede explicações ao Governo sobre a Piedade Jovem

964views

O CHEGA entregou hoje na Assembleia Legislativa Regional um requerimento, exigindo ao Governo Regional respostas sobre o empreendimento Piedade Jovem, nos Arrifes, que tem sido votado ao abandono e tem actualmente apartamentos da Região fechados e outros por acabar.

No requerimento, o deputado José Pacheco quer saber por que razão há apartamentos, propriedade da Região, que estão encerrados quando há tanta falta de habitação naquela freguesia e na ilha de São Miguel, lembrando que “o bairro Piedade Jovem poderia contribuir para colmatar e ajudar algumas jovens famílias” a adquirir a primeira casa.

O CHEGA pretende ainda saber se existe, da parte do Executivo, algum projecto para a reabilitação dos apartamentos que pertencem à Região e se tem o Governo Regional delineada alguma estratégia social que envolva as famílias que vivem naquele bairro – nas várias modalidades de habitação – “e lhes devolva o sentido de comunidade, tal como acontecia anteriormente quando havia uma equipa de apoio no bairro, que até ajudava a resolver pequenos conflitos entre vizinhos”.

O loteamento Piedade Jovem, nos Arrifes, foi construído em 2008 com 365 fogos em regime de custos controlados. No entanto, a empresa de construção civil responsável pelo projecto faliu e não concluiu o empreendimento, tendo então o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) tomado posse de uma parte dos lotes, que cedeu depois à Região e à Câmara Municipal para realojamentos, tendo sido adquirida outra parte dos lotes por um investidor privado. Esses lotes estão actualmente emparedados depois de terem sido vandalizados.

Relativamente a estes lotes abandonados, o CHEGA exige também soluções. No requerimento enviado, o deputado José Pacheco questiona se existe algum acordo com o investidor privado e o actual Governo Regional para a conclusão das obras naqueles lotes, pretendendo saber se há conversações entre os dois intervenientes para que se consiga avançar com as obras naqueles apartamentos que estão emparedados para evitar mais vandalização.

José Pacheco exige uma rápida solução para aquelas dezenas de apartamentos fechados, para que sejam devolvidos às famílias e jovens casais que tantas dificuldades têm tido para encontrar uma casa. “A falta de habitação é uma preocupação para muitos jovens casais que pretendem iniciar uma vida em comum, mas os preços exorbitantes que se praticam no arrendamento e as dificuldades no recurso ao crédito, são limitadores desse começo de vida. Aquelas dezenas de apartamentos fechados podiam ajudar muitos destes jovens casais na dificuldade que encontram para adquirir casa própria”, referiu o deputado.

CHEGA/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.