AGENDA

ARQUIPÉLAGO – CENTRO DE ARTES CONTEMPORÂNEAS | Agenda. Programação variada para o mês de Outubro.

147views

O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas apresenta, durante o mês de outubro, programação variada com exposições, concertos, cinema, teatro e uma oficina criativa no último domingo do mês.

Inauguradas em setembro, estão agora patentes as exposições “Confissões de uma baptizada” de Carla Filipe, nas salas 1 e 2, e “No futuro também se usavam pincéis” de Margarida Andrade, na sala 3, continuando nas caves, até dezembro, “Transformatório” de Themlitz & Companhia.

No dia 2 de outubro, às 18h, três duos de músicos de violas da terra irão atuar na Blackbox do Arquipélago, no concerto “Duos de Viola”, representando cada grupo uma ilha: Projeto Engengroaldenga (Santa Maria), Duo Cordibus (Terceira) e Duo Toadas (São Miguel).

Já no dia 9 de outubro, pelas 16h, a Cães do Mar apresenta a peça de teatro “Rubra Flor da Fajã”, onde abordam o percurso biográfico de Maria Machado, nascida na Vila da Calheta (São Jorge), em 1890, inserida no projeto Retratos de Mulher, através do qual a Cães do Mar visa dar a conhecer vultos femininos açorianos desconhecidos do grande público e que se destacaram pela sua relevante ação social ou cultural.

Nesse mesmo dia, pelas 17h, a equipa de Saúde Mental Comunitária da Unidade de Saúde da ilha de São Miguel assinala o Dia Mundial da Saúde Mental através de um programa intitulado “Promover a Saúde Mental pela Arte” aberto a toda a comunidade.

A 16 de outubro, também pelas 18h, Diana Botelho Vieira apresenta “Guerra e Paz”, um recital de piano, com o título do romance homónimo de Tolstoy, que se divide entre duas grandes obras: Por um caminho frondoso, de Leoš Janáček, e a 6ª Sonata de Prokofiev. Pelo meio, uma raridade: a única música escrita por Tolstoy, Valsa em Fá maior.

No final do mês, teremos a projeção do filme “Famille tu me hais” de Gaël Morel, seguido de debate organizado pelo projeto (A)MAR – AÇORES PELA DIVERSIDADE, no dia 28 de outubro, pelas 18h30.

O cinema voltará nos dias 29 e 30 com sessões promovidas pelo Fuso Insular.

ACAC/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.