O Município de Angra do Heroísmo, construiu no Jardim Duque da Terceira, uma infraestrutura designada por “Espaço Bebé”, com uma zona dedicada para amamentação ou alimentação do bebé, e outra para fraldário. Este espaço reúne todas as condições de conforto, privacidade e segurança, para que os pais possam prestar cuidados de higiene e alimentação dos seus filhos.
A parede exterior do “Espaço Bebé”, está decorada com azulejos do artista plástico José Nuno da Câmara Pereira, um dos principais artistas plásticos portugueses e que residiu em Angra do Heroísmo a partir de 1994.
O espaço fica localizado junto à entrada principal do Jardim Duque da Terceira e funciona entre as 08h00 e as 22h00.
“Este era um projeto que a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, considerava ser uma necessidade na cidade e um apoio aos pais que se deslocam a Angra. É um espaço que funciona de forma permanente, e que reúne os equipamentos necessários para que os pais possam cuidar dos seus filhos. Este espaço, além de ser um apoio para as famílias, está em sintonia com os objetivos do projeto AMA Angra, de sensibilizar os pais para a importância do aleitamento materno, e a sua importância para a saúde do bebé e da mulher. Agora, nas festas Sanjoaninas 2023 e durante todo o ano, temos um espaço a funcionar de forma permanente”, refere Fátima Amorim, Vereadora da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.
Esta é mais uma iniciativa da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo traçada dentro das metas para a sua política social, que se destina a apoiar as famílias do concelho com filhos e que complementa outros projetos que foram implementados pelo município, como é o caso do programa de apoio à parentalidade AMA Angra, em que se tem verificado uma uma grande adesão e participação por parte das famílias angrenses em todas as iniciativas disponibilizadas, para apoiar as famílias desde a fase da gravidez ao pós-parto e durante os primeiros anos de vida do bebé.
“Queremos continuar a sensibilizar os pais para a importância da amamentação e do aleitamento materno para a saúde dos seus filhos e da mulher, e pretendemos com este espaço, dar todas as condições necessárias aos pais, para que numa visita à cidade possam atender à alimentação dos seus bebés com o cuidado que estes merecem”, refere Fátima Amorim, Vereadora da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo.
CMAH/RÁDIOILHÉU