AGENDA

ANGRA DO HEROÍSMO | Jornadas de Teologia centradas na “Igreja dos Açores a caminho dos 500 anos”

315views

Ecclesia – As VI jornadas de Teologia do Seminário de Angra (Ilha Terceira) realizam-se nos dias 02, 03, 24 e 25 de março e têm como tema central «Igreja dos Açores a caminho dos 500 anos»

A Diocese de Angra, criada pelo Papa Paulo III, por meio da Bula «Aequum Reputamus», de 5 de Novembro de 1534, culminará uma história de quinhentos anos, em pouco mais de uma década.

No dia 02 de março, às 20h00, no salão nobre da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, o professor José Pedro Paiva falará sobre “Contributos para uma história da diocese de Angra: experiências passadas e possibilidades futuras”, lê-se no programa enviado à Agência ECCLESIA.

Na Biblioteca Pública e Arquivo Luís da Silva Ribeiro realiza-se, às 09h30, no dia 03 de março, uma mesa redonda sobre “arquivos religiosos” que contará com a participação de Rute Gregório; Nuno Estêvão Ferreira; Carlos Lobão e José Avelino.

Pelas 11h00 os participantes fazem uma visita guiada ao Arquivo da Mitra e uma hora depois Luís Carlos do Amaral aborda o tema “Da preservação dos documentos eclesiásticos à construção da memória pessoal e coletiva”.

O pequeno auditório do Centro de Congressos de Angra do Heroísmo vai acolher, às 20h00 do dia 24 de março, o lançamento da Revista Fórum Teológico XXI, V, seguida da conferência “Desafios da pastoral diocesana no mundo de hoje”, pelo professor Paolo Asolan.

“Cristianismo, Razão e Crença: a Filosofia na Teologia e na Pastoral da Fé” pelo professor Eduardo Ferraz da Rosa e “A força evangelizadora da piedade popular”, pelo professor Paolo Asolan são os temas das conferências do último dia, no pequeno auditório do Centro de Congressos de Angra do Heroísmo.

O Bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues, encerra, às 12h00, as VI Jornadas de Teologia que vão aflorar os caminhos da fé cristã ritmados pelas vivências de um povo insular, em que “nas veias corre basalto negro e na lembrança vulcões e terramotos”.

“É tempo de conhecer e relançar os tesouros da história e dos desafios que se colocam à Igreja dos Açores, no início de um novo ministério episcopal”, lê-se no comunicado.

A participação será presencial ou via digital.

LFS/AE/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.