ANGRA DO HEROÍSMO – Biblioteca Pública Luís da Silva Ribeiro promove mais...

ANGRA DO HEROÍSMO – Biblioteca Pública Luís da Silva Ribeiro promove mais uma edição online de “Conversas na Biblioteca”

| Fotos: GaCS/DRC |

A Direção Regional da Cultura, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, promove terça-feira, 27 de outubro, a realização de mais uma edição online de “Conversas na Biblioteca”, moderada por Carlos Vaz Marques e com a participação dos escritores Afonso Reis Cabral e Bruno Vieira do Amaral.

Esta iniciativa tem início pelas 20H00 na página da Biblioteca no Facebook, em https://www.facebook.com/BPARLSR/, tendo como base a frase de David Hume: “A beleza das coisas existe no espírito de quem as contempla”.

A conversa, que conta com dois autores distinguidos com o Prémio Saramago, dá continuidade aos encontros literários que a Biblioteca tem vindo a desenvolver e que permitem, de forma informal, conhecer melhor a obra, mas, sobretudo, o pensamento de diferentes escritores.

Numa altura em que as deslocações e eventos presenciais obedecem a várias limitações, a vídeo-conversa é a solução encontrada para continuar a oferta cultural a que a Biblioteca tem habituado o seu público.

Afonso Reis Cabral publicou aos 15 anos livro de poesia “Condensação” e venceu, em 2014, o Prémio LeYa com o romance “O Meu Irmão”, que se encontra em tradução em Espanha e já foi publicado no Brasil e em Itália.

Em 2017 foi-lhe atribuído o Prémio Europa David Mourão-Ferreira, na categoria de Promessa, e, em 2018, o Prémio Novos, na categoria de Literatura.

No final de 2018 publicou o seu segundo romance, intitulado “Pão de Açúcar”, e no ano seguinte relata a sua viagem pela Estrada Nacional 2 em “Leva-me Contigo”.

Bruno Vieira Amaral viu o seu primeiro romance, intitulado “As Primeiras Coisas”, distinguido com o Prémio PEN Clube Narrativa, o Prémio Literário Fernando Namora, o Prémio Time Out e o Prémio Literário José Saramago, em 2015.

Em 2016, foi nomeado uma das ‘Dez Novas Vozes da Europa’ (Ten New Voices from Europe), numa escolha da plataforma Literature Across Frontiers, tendo o seu segundo romance, intitulado “Hoje Estarás Comigo no Paraíso”, recebido o prémio Tabula Rasa 2016-2017, na categoria de Ficção, e o segundo lugar do Prémio Oceanos 2018.

Carlos Vaz Marques, jornalista profissional desde 1987, integra a redação da TSF desde 1990 e, desde 2001, é autor do programa “Pessoal e…Transmissível”, um espaço diário de entrevista ao fim da tarde onde já entrevistou cerca de 400 personalidades nacionais e estrangeiras das mais diversas áreas.

A Direção Regional da Cultura informa que este e outros eventos estão disponíveis para consulta na Agenda Cultural do Portal CulturAçores, no endereço www.culturacores.azores.gov.pt.

GaCS/DRC/RÁDIOILHÉU