REGIONAL

ANGRA DO HEROÍSMO | Assembleia Municipal aprova voto de protesto contra a Taxa Turística Regional

159views

A Assembleia Municipal de Angra do Heroísmo aprovou um voto de protesto, apresentado pelas bancadas da coligação PSD-CDS/PP-PPM, contra a aprovação, no Parlamento açoriano, do regime jurídico da Taxa Turística Regional.

“O regime jurídico da Taxa Turística Regional não colheu qualquer parecer positivo, junto dos representantes dos empresários do setor, como a Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada, a Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, a Associação de Alojamento Local dos Açores, a AHRESP, o Núcleo Empresarial da Lagoa e a Associação de Agências de Viagens, para quem a medida pode colocar a retoma do setor em causa”, adiantaram.

Os deputados municipais recordaram que o setor do turismo tem vivido anos desafiantes à sua capacidade e atratividade económica, na medida em que houve uma forte retração decorrente da pandemia de Covid-19 em 2020, sendo que o ano de 2021 registou uma recuperação apenas parcial.

Recorde-se que, no passado dia 20 de abril, o Regime Jurídico da Taxa Turística Regional foi aprovado por maioria na Assembleia Legislativa Regional da Região Autónoma dos Açores, com os votos a favor do PS, do BE, do PAN e do Deputado Independente e com os votos contra do PSD, do CDS-PP, do PPM, do CHEGA e da IL.

“Trata-se de um diploma que não se coaduna com o momento em que estamos a viver, não servindo o setor turístico, as empresas e associações que procuram a recuperação económica, nem promovendo a economia circular. Este é um diploma que não se adequa à realidade e à singularidade de cada uma das nossas ilhas e de cada um dos nossos concelhos”, disseram.

PSD/AÇORES/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o editor da Rádio Ilhéu.