AGENDA

AGENDA | Workshop Online “Utilizar a Inteligência Artificial de Forma Positiva?”

263views

No âmbito do Orçamento Participativo dos Açores está a decorrer um Programa de Capacitação “Workshops e Palestras Informativas”. O programa pretende dar a oportunidade aos jovens, com interesse nestas matérias, de desenvolver e aprofundar conhecimentos na área da informática.

Neste âmbito, acontece a 24 e 25 de janeiro o Workshop “Utilizar a Inteligência Artificial de Forma Positiva” pretende sensibilizar para a importância quotidiana e crescente da IA na nossa vida.

A iniciativa, GRATUITA e em FORMATO ONLINE, pretende desmistificar algumas crenças, munindo os participantes de ferramentas que lhes permitirão tirar melhor usufruto possível de uma área que cada vez mais terá um impacto direto no Mundo.

A oradora: Miriam Santos

Miriam Santos concluiu o Doutoramento em Engenharia Informática na Universidade de Coimbra em 2022, desenvolvendo a sua investigação nas áreas da Ciência dos Dados e Inteligência Artificial.

Trabalhou como investigadora no Centro de Novas Tecnologias em Medicina em Coimbra, no Centro de Investigação do Instituto Português de Oncologia do Porto e também enquanto Assistente Convidada no Instituto Superior Miguel Torga e no Departamento de Informática da Universidade de Coimbra.

Em 2020, fundou As Raparigas do Código, uma associação sem fins lucrativos que dá acesso ao ensino gratuito da tecnologia e programação a raparigas em idade escolar e mulheres em diversas situações profissionais. Em 2023, ganhou o prémio de Melhor Tese de Doutoramento em Inteligência Artificial, promovido pela Associação Portuguesa para a Inteligência Artificial .

Atualmente trabalha como Data Science Advocate na YData, uma startup focada em acelerar o desenvolvimento da IA através da promoção da qualidade dos dados e da geração de dados sintéticos.

DRJ/RÁDIOILHÉU 

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.