AGENDA

AGENDA | Vera Mota em residência artística no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas

132views

O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas acolhe a artista Vera Mota em residência artística para o desenvolvimento de um projeto escultórico inspirado nos Ranchos dos Romeiros, ritual comunitário que percorre anualmente na ilha de São Miguel durante a Quaresma.

Partindo dos princípios de circularidade, deslocação física e espiritual e reconhecimento do território que caracterizam esta prática ancestral, a artista propõe a criação de uma escultura em basalto, pedra identitária da paisagem açoriana. A obra não será figurativa, mas antes uma interpretação simbólica de elementos como o corpo em peregrinação, o bordão ou o lenço do Romeiro, afirmando-se como um lugar de evocação e contemplação.

A residência constitui um período de investigação plástica e histórica, incluindo o acompanhamento de momentos das romarias e o contacto direto com a comunidade, fundamentais para consolidar a dimensão conceptual, material e territorial da proposta.

Vera Mota (1982, Porto) desenvolve a sua prática entre a escultura, o desenho e a performance, tendo apresentado trabalho em diversas instituições nacionais e internacionais.

Esta residência artística decorre no âmbito da programação da PDL 26 – Capital Portuguesa da Cultura.

ACAC/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.