AGENDA

AGENDA | Trio Origens e Convidados em concerto no Museu Carlos Machado

742views

O Trio Origens irá apresentar-se em concerto com convidados, no núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado (Igreja do Colégio dos Jesuítas), a 17 de Março de 2024, pelas 15:00, num evento de Entrada Livre.

O trio Origens, constituído por Carolina Constância no Violino, César Carvalho no Violão e Rafael Carvalho na Viola da Terra, juntou-se em 2016 para trabalhar a música tradicional Açoriana, e não só, numa abordagem mais actual e num contexto sonoro diferente sem esquecer, no entanto, a sua essência.

Apesar de ser um grupo ainda jovem, o Trio Origens editou em 2020 o seu primeiro álbum, “Sons no Tempo”, em altura de enormes restrições devido à Pandemia. Nele, apresentam-se modas do Cancioneiro Açoriano e do Cancioneiro da Beira Baixa, mas também temas do “Fado”, temas originais de compositores Portugueses.   

Em 2023 o Trio organizou, em colaboração com o Museu Carlos Machado, a primeira edição do concerto “Sons no Tempo”, com repertório do seu primeiro álbum e estreou novos arranjos de modas tradicionais Açorianas bem como o seu primeiro original.

“Sons no Tempo” são sons que vão acompanhando as vivências diárias. Não são estanques, renovam-se! Por esse motivo, nesta segunda edição do evento, o Trio Origens contará com convidados para partilhar o palco, que serão anunciados nos próximos dias. 

O surgimento deste Trio veio colmatar uma necessidade musical na Região. Um grupo que, a par de muitos outros, tem trabalhado a nossa música tradicional com outras harmonizações e com outra abordagem, mais actual, e que tem sido muito bem recebido por todos os públicos.  

Este evento pretende ter periodicidade anual, como forma de ser uma oferta cultural numa altura em que decorrem menos eventos na Ilha de São Miguel, e como forma de constante renovação do repertório que o trio tem vindo a apresentar. 

A 2.º edição do concerto “Sons no Tempo” é uma organização do Trio Origens contando com o apoio logístico e de promoção por parte do Museu Carlos Machado, mas pretende percorrer outros espaços e Concelhos da Ilha de São Miguel para que se continue a divulgar a música que se produz nos Açores.

VTAJ/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.