AGENDA

AGENDA | Terra Incógnita estreia-se na ilha do Pico em novembro

Terra Incógnita, Faial, 2024 © João Ribeiro
379views

Entre os dias 16 e 22 de novembro, a ilha do Pico acolhe uma nova etapa do Terra Incógnita, projeto que prossegue o seu percurso de residências artísticas dedicadas à criação sonora e performativa em diálogo com o território natural açoriano. Nesta edição, os artistas Luís Pestana e André Medeiros estarão em residência na ilha, explorando a paisagem do Pico e as suas múltiplas dimensões sensoriais, afetivas e simbólicas.

No dia 19 de novembro, às 18h00, realiza-se uma conversa com os artistas na sala de espetáculos do Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, com moderação de Germana Eiriz. Este será um momento aberto ao público, dedicado à partilha de processos, ideias e experiências em torno da criação artística e da escuta do território.

A apresentação final da residência terá lugar a 22 de novembro, às 10h00. A proposta é a de percorrer um trilho da ilha com uma banda sonora criada para o efeito e uma performance ao vivo no seu final. A participação é livre, mediante inscrição prévia através deste formulário.

Luís Pestana é compositor e criador sonoro português. O seu trabalho investiga a relação entre tecnologia, memória e imaginação, situando-se entre o sagrado e o profano, o digital e o orgânico. Autor de Rosa Pano (Orange Milk Records), Pestana cria paisagens sonoras que evocam o humano dentro da máquina, cruzando tradição e experimentação numa procura constante por uma utopia sonora — um futuro habitado pela memória.

André Baptista Medeiros, natural de São Mateus, ilha do Pico, é músico e compositor especializado em instrumentos de teclas. Com formação em piano e cravo pela Escola Profissional de Artes da Covilhã (EPABI), o seu percurso combina influências da música clássica, rock, jazz e música popular. Entre a performance e a docência, André Medeiros destaca-se pela versatilidade e pela ligação profunda à comunidade artística e musical do Pico, participando em múltiplos projetos locais e regionais.

O Terra Incógnita propõe novas formas de experienciar e reinterpretar o território natural açoriano, cruzando arte, ecologia e comunidade. Através de residências, apresentações e encontros públicos, o projeto incentiva uma escuta atenta da paisagem e promove o diálogo entre práticas artísticas e consciência ambiental. Esta nova sessão no Pico reforça o compromisso do Terra Incógnita em valorizar a diversidade sonora e cultural das ilhas, criando espaços de encontro, experimentação e descoberta.

Mais informações em https://terraincognitapdl.com.

TI/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.