AGENDA

AGENDA | Sarau Musical com Viola da Terra e Banjo na Fajã de Baixo

556views

O Salão Nobre da Junta de Freguesia da Fajã de Baixo recebe na próxima 3.ª feira, dia 30 de Abril, pelas 18:30, um Sarau Musical envolvendo a Viola da Terra e o Banjo. O evento é de entrada livre e mediante a disponibilidade do espaço. 

A Escola de Viola da Terra da Fajã de Baixo fará a abertura do Serão, com 4 turmas que se apresentarão em grupos, tocando desde modas infantis a modas tradicionais do nosso Cancioneiro. 

Seguir-se-á o músico Matt Morelock, com uma apresentação a solo com o Banjo. Matt Morelock é cantor, compositor e multi-instrumentista de Knoxville, Tennessee – a cidade na porta de entrada para as Montanhas Apalaches do Sul. Antropólogo, apresentador de rádio, produtor de festivais, professor de música e intérprete. 

Morelock e seu banjo de cinco cordas têm percorrido o mundo em busca de novas experiências encontrando conexões musicais e desfrutando de surpresas escondidas. O músico explicará a história do banjo nesta apresentação e demonstrará algumas canções tradicionais, bem como algumas das suas composições originais.

A encerrar este Sarau Musical, o músico Americano junta-se a Rafael Carvalho para um dueto inédito de Banjo e Viola da Terra, onde apresentarão 2 ou 3 modas, quer dos Açores quer de Tennessee, numa partilha musical entre dois instrumentos com semelhanças surpreendentes de afinação.

Os dois músicos conheceram-se em 2023, numa visita de Matt Morelack à Ilha de São Miguel, e na sua vontade de conhecer a Viola da Terra e a música associada à nossa Cultura Popular. Neste regresso aos Açores, de férias, lançou a sugestão e desafio de fazer uma apresentação para alunos e público em geral, que foi de imediato bem recebida pela Escola de Violas e pela Junta de Freguesia da Fajã de Baixo. 

Espera-se um programa diversificado e fascinante, desde música instrumental, cantada, e ainda com explicações históricas sobre os instrumentos. 

O evento é uma produção da Associação de Juventude Viola da Terra em parceria com a Escola de Violas e Junta de Freguesia da Fajã de Baixo. 

VTAJ/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.