AGENDA

AGENDA | Programação do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas para janeiro 2023

429views

O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas inicia o novo ano propondo atividades variadas, nomeadamente uma oficina de escrita criativa, uma conversa em torno da sustentabilidade e da ecologia (temáticas sempre prementes face aos desafios do futuro), uma performance preparada no decorrer de uma residência artística a acontecer durante o mês de janeiro, sem esquecer, no último domingo do mês, uma oficina para famílias.

Continuam patentes as exposições “Confissões de uma baptizada” de Carla Filipe e “No futuro também se usavam pincéis” de Margarida Andrade.

Oficina de escrita criativa com Judite Canha Fernandes

A 13 e 14 de janeiro, entre as 17h30 e as 19h00 e entre as 14h00 e as 18h00, respetivamente, decorrerá um workshop intitulado “Os pedaços da ilha” com Judite Canha Fernandes, integrado no programa paralelo da exposição de Margarida Andrade. 

Conversa “Atravessar disciplinas”

Também integrado no programa paralelo da exposição “No futuro também se usavam pincéis” de Margarida Andrade, no dia 21 de janeiro, pelas 17h00, haverá uma conversa entre a artista e Bruno Márquez (arquiteto e naturalista), moderada por Rita Serra e Silva (arquiteta e programadora cultural), em torno da transdisciplinaridade como via para a redenção ecológica.

Performance “LOBA”

“LOBA” é uma performance criada por Mariana Pacheco de Medeiros, em residência artística no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas durante o mês de janeiro. É um espetáculo que vive de imagens, de símbolos, da infância e de heranças. Sendo uma performance que vive da intimidade entre artista e público, serão realizadas cinco sessões distribuídas pelos dias 27, 28 e 29 de janeiro.

Último Domingo do Mês

A viagem iniciada com o espetáculo “Ratibum” (criado por Mário Moniz da Associação Musiquim), apresentado em dezembro de 2022 no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas, terá uma nova etapa no último domingo do mês, aberta a todas as famílias que quiserem participar.

A 29 de janeiro, pelas 15h00, realizar-se-á uma oficina para famílias intitulada “Centro Controlo Terra Mãe” com a Terra como pano de fundo e a música a dar o mote para todos explorarem o artista-investigador que existe em cada um.

ACAC/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.