AGENDA | Ponta Delgada. As Portas da Macaronésia – fotografia dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde
A Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada promove uma série de atividades em torno da fotografia na Macaronésia no próximo dia 12 de abril. Trata-se da apresentação pública de um projeto conjunto dos quatro arquipélagos que resultou do trabalho em parceria do Arquivo de Fotografia Histórica das Canárias, do Centro de Dados da Memória Digital de Lanzarote, da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, do Museu da Fotografia da Madeira e do Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde, com a colaboração da Universidade de Las Palmas de Grã Canaria.
O evento terá início às 14h30, no auditório, com um Colóquio sobre a Fotografia na Macaronésia onde serão proferidas palestras por Juan Gabriel Betancor Quintana e Miguel Angel Martin Rosa das Canárias e Carlos Enes dos Açores. O acervo documental de fotografia da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada será objeto de uma comunicação por Odília Gameiro e Lia Gomes.
Às 17h00 terá lugar o lançamento do livro “Reviver o Passado através da Fotografia” edição da DRAC/BPARPD, seguindo-se a inauguração da exposição As Portas da Macaronésia. A exposição, de caráter itinerante, cujo denominador comum são os portos e aeroportos desta região insular atlântica, integra registos fotográficos dos quatro arquipélagos, tendo inaugurado a 21 de novembro passado na Casa Colón em Las Palmas. De Ponta Delgada seguirá para o Museu de Fotografia da Madeira e para o Arquivo Nacional de Cabo Verde.
CA/RÁDIOILHÉU