
Ao pôr-do-sol de domingos, de 6 de julho a 10 de agosto, o emblemático Forte de Santa Catarina, nas Lajes do Pico, volta a ser palco de encontros musicais. O programa da quarta temporada conta com artistas do panorama regional e nacional e ainda um cheirinho de música internacional.
O concerto de abertura fica a cargo de Bruno da Rosa, acompanhado por João Silveira e João Fontes, que apresentam as novas músicas do jovem lajense. No domingo seguinte, o projeto musical da micaelense Carmen Raposo volta à agenda, depois de na passada edição não ter conseguido chegar ao Pico. E, a
20 de julho, clássicos do cinema italiano sobem ao palco, com um repertório de Nino Rota e Ennio Morricone, pela pianista Antonella Barletta e o trompetista Paulo Borges.
Dois novos projetos musicais açorianos seguem nos domingos seguintes. A 27 de julho, o já conhecido Rafael Carvalho e a sua viola da terra, sobe ao palco com a guitarra portuguesa de Tiago Lima, e ainda convidam Manuel Canarinho, Mónica Goulart e Orlando Martins para providenciar momentos especiais. A 3 de agosto, Quarto Crescente e Amigos, a nova banda terceirense, enche o palco de canções e música tradicional e popular. A encerrar o programa, a 10 de agosto, o trio lisboeta, liderado pela inconfundível voz de Marta Miranda, figura de proa dos OqueStrada, trás ao Pico uma sonoridade única de ´Fado-Beat´, apresentando o seu álbum, “Uma Mulher na Cidade”,
pela primeira vez nos Açores.
“Música no Forte” é um projeto da associação MiratecArts com a Câmara Municipal das Lajes do Pico e o apoio da Direção Regional da Cultura e da Fundação GDA. O Executivo Municipal, representado pela Presidente Ana Brum, pelo Vice-Presidente Manuel Pimentel e pelo Vereador Amílcar Goulart, juntou-se nos Paços do Concelho a Terry Costa, diretor artístico da MiratecArts, para a apresentação do cartaz de verão de 2025.
MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU