
A décima segunda edição do Montanha Pico Festival arranca esta quinta-feira, 8 de janeiro, às 21h no Auditório Municipal das Lajes do Pico. A sessão de abertura é dedicada a obras produzidas nos Açores.
“São dez noites de cinema em três grandes ecrãs da nossa ilha,” anuncia Terry Costa, o diretor artístico da associação MiratecArts, produtora do festival de cinema. “Além das já habituais sessões de filmes em cenário montanhoso ou sobre cultura montanhosa, este ano destacamos as melhores longa-metragens portuguesas, depois da abertura do festival que é dedicado aos Açores.”
A sessão de abertura apresenta as curtas “First Date” de Luís Filipe Borges, “Calhau” de Paulo Abreu, “ilhoa” de Margarida Saramago, “Reviralha” de Sara Massa e “Reflexos” de Francisco Rosas, trazendo imagens das ilhas do Pico, Faial, Corvo e São Miguel ao grande ecrã. Esta sessão também inclui “ainda (não) em casa” de Kateryna Kondratieva, sobre a experiência de mulheres ucranianas que abandonaram as suas casas por causa da guerra e vieram viver para os Açores, e a média-longa “Alice: Mulher Moderna” de Tiago Rosas, da Palco Ilusões.
“Alice: Mulher Moderna” é um documentário que explora a vida e o legado de Alice Moderno, uma das figuras mais influentes da história dos Açores. Através de uma visita guiada aos locais onde viveu e trabalhou, conduzida pelo Professor Teófilo Braga, e de comentários perspicazes das investigadoras Cristina Pimentel e Isolina Medeiros, o filme revela as muitas facetas de uma mulher à frente do seu tempo. A atriz Margarida Benevides dá voz aos pensamentos e emoções de Alice através de leituras adaptadas dos seus escritos. Escritora, jornalista, empresária, feminista, republicana, pensadora anticlerical, a primeira mulher a frequentar o ensino secundário em Ponta Delgada, fundadora da Sociedade Micaelense de Proteção Animal e companheira de Evelina de Sousa numa época de forte conservadorismo social, Alice Moderno surge neste filme como um símbolo de coragem, modernidade e resistência no início do século XX em Portugal.
A sessão é aberta ao público em geral e tem entrada livre. O Montanha Pico Festival continua com programa no Auditório Municipal das Lajes do Pico, às quintas-feiras, até 29 de janeiro. As terças estão reservadas no Auditório do Museu dos Baleeiros e o fim de semana de 23 a 25 é no Auditório da Madalena.
MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU






