AGENDA

AGENDA | João Moniz abre terceira temporada de Música no Forte nas Lajes do Pico

637views

Na entrada da vila das Lajes do Pico encontramos o Forte de Santa Catarina, palco do projeto da MiratecArts em parceria com o Município das Lajes do Pico, “Música no Forte”. 

Nos próximos domingos, ao pôr-do-sol, sons clássicos, regionais, tradicionais, contemporâneos e ainda internacionais, vão ecoar pela baía do primeiro povoamento na ilha montanha. A arrancar a programação, no dia 07 de julho, João Moniz, acompanhado pela sua banda Stepan Kobyakin e Johannes Haaf, ainda convida ao palco os músicos picoenses Nuno Mendes e Bruno Rosa. 

Nascido numa de “nove pedras no meio do mar”, desde muito cedo, João Moniz apaixonou-se pela música. Aos 6 anos deu os primeiros passos nas aulas de guitarra clássica e nos últimos anos tem subido a vários palcos regionais e nacionais partilhando as suas músicas que ecoam o termo encontrado por Vitorino Nemésio para descrever o modo de ser: “Açorianidade”. “Onde quero estar? Nove pedras no meio do mar!” É essa a essência das suas canções: a ligação às suas ilhas, o sentimento de pertença a um lugar que acredita ser único no mundo e a sensibilidade de se colocar na pele de quem abandonou este mesmo lugar em busca de uma vida melhor, mas que anseia um dia “voltar de vez”.

Todas as suas canções foram escritas num pequeno quarto, a mirar o farol da sua terra natal: Ponta Garça, situada na costa sul da ilha de São Miguel. Conta com dois trabalhos de originais: EP SAUDADE (2020), e “Depois da Saudade” (2022). Mas tudo isto começa em 2019 quando lança o seu primeiro tema original “Saudade” que lhe garantiu não só a criação do EP, como também a vitória do Concurso Nacional “One Step For Music Fest”, permitindo assim a sua atuação num dos maiores festivais do país, MEO Sudoeste. Venceu o Concurso Nacional “Angra Sound Bay 2020”, foi nomeado para os International Portuguese Music Awards, como Novo Talento 2020, e ainda finalista do concurso internacional: “Musicando Carvalho Calero”.

Na sua caminhada teve o privilégio de apresentar-se no Teatro Micaelense, abertura do espetáculo de Ana Moura; Coliseu Micaelense, abertura do espetáculo de Fernando Daniel; partilhou o palco com Sara Cruz, a Banda Harmonia Mosteirense, Cristóvam, Mariana Rocha; participou em vários festivais, com destaque para Monte Verde, São João da Vila, Bliss Vibes, Meo Sound Route e Cordas World Music Festival.

Música no Forte tem entrada livre e todos os concertos arrancam às 19h30. 

MIRATECARTS/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.