Os Açores recebem a 22.ª sessão plenária da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que decorre no Hotel Terceira Mar, em Angra do Heroísmo, na ilha Terceira, a 3 e 4 de julho.
A sessão de abertura, marcada para as 9H30 do dia 3 de julho, será presidida pelo Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, contando também com intervenções da Diretora do Centro de Desenvolvimento da OCDE, Ragnheiður Elín Árnadóttir, e do Representante Permanente de Portugal na OCDE, Manuel Lobo Antunes.
Os trabalhos da sessão plenária, subordinada à temática “Iniciativa sobre as Cadeias de Valor Globais, Transformação da Produção e Desenvolvimento”, serão repartidos por seis sessões que abordarão assuntos como as Regiões Ultraperiféricas, sustentabilidade, globalização, transportes, conectividade, transição energética, transição digital, economia azul, cooperação regional, agroalimentação e dados estatísticos, entre outros.
Na sessão de encerramento, no dia 4 de julho, às 15H50, marcará presença o Secretário Regional das Finanças, Planeamento e Administração Pública, Duarte Freitas.
A anteceder a 22.ª sessão plenária, no dia 2 de julho, terá lugar a reunião de um Grupo de Trabalho (Peer Learning Group) sobre “Bioeconomia para o desenvolvimento sustentável na região da Amazónia: Ativos naturais para a transformação económica, social e ambiental”, que decorre em cooperação entre a OCDE e o Ministério dos Negócios Estrangeiros do Governo do Brasil.
Este evento, que decorre nos Açores em parceria com o Governo Regional, é realizado anualmente numa das regiões/cidades dos membros da OCDE.
A iniciativa é uma plataforma para o diálogo político e para a partilha de conhecimentos entre países da OCDE e países não pertencentes à OCDE, que visa melhorar as evidências e identificar orientações políticas para promover o desenvolvimento, a participação e a modernização nas cadeias de valor globais (CGVs).
Os Açores têm trabalhado com a OCDE, por forma a fornecer um quadro analítico com o intuito de atualizar e expandir os mecanismos de apoio da União Europeia em relação à integração nas cadeias de valor globais.
A OCDE é uma entidade internacional com 38 países membros, fundada em 1961, sendo que Portugal foi um dos países fundadores da mesma.
O seu objetivo é promover políticas para melhorar o bem-estar económico e social global, atuando como um fórum para os governos compartilharem experiências e procurarem soluções para problemas comuns.
GRA/RÁDIOILHÉU