AGENDA

AGENDA | Governo dos Açores promove II Encontro de Genealogia Açores-Brasil

| Foto: SRAPC
321views

A Secretaria Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, através da Direção Regional das Comunidades, promove o II Encontro de Genealogia Açores-Brasil, em formato virtual, na próxima quarta-feira, dia 10 de julho.

Este evento, de caráter interativo e formativo, tem como objetivo abordar questões de genealogia comuns aos Açores e ao Brasil, visando refletir e debater sobre a cumplicidade histórica de nomes representativos que foram levados pelos casais açorianos há mais de 270 anos e que ainda se mantêm, designadamente, nos Estados de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

O programa do Encontro de Genealogia Açores-Brasil prevê as intervenções de três prestigiados representantes dos institutos históricos com importante trabalho desenvolvido nesta área, no Brasil e nos Açores, nomeadamente, Diego de Leão Pufal, do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul, Sérgio Luiz Ferreira, do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, e de Jorge Forjaz, em representação do Instituto Histórico da Ilha Terceira.

A abertura e moderação dos trabalhos estará a cargo do Diretor Regional das Comunidades, José Andrade.

A transmissão, aberta ao público, poderá ser acompanhada através da página “Comunidades Açores” na rede social Facebook, a partir das 17h00 dos Açores, 14h00 no Sul do Brasil, com duração estimada de 90 minutos, possibilitando a interação entre os participantes e os espetadores através de questões colocadas por mensagem escrita.

Ciente da relevância da genealogia, o Governo dos Açores continua a apostar na realização de iniciativas deste âmbito que muito contribuem para o conhecimento e compreensão da história das ilhas e para a sua proximidade com diáspora açoriana.

O I Encontro de Genealogia Açores-Brasil realizou-se em 2021, também por iniciativa da Direção Regional das Comunidades, com a participação virtual dos mesmos genealogistas, merecendo a adesão entusiástica de muitos açordescendentes em diferentes estados brasileiros.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.