
O primeiro Encontro Nacional de Casas dos Açores realiza-se no próximo sábado, dia 24 de janeiro, na Casa dos Açores em Lisboa.
A iniciativa, promovida pelo Governo dos Açores, conta com a participação do Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estêvão, e do Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, evidenciando a relevância do papel das Casas dos Açores na promoção da identidade, cultura e economia açorianas em Portugal.
O encontro reúne dirigentes das Casas dos Açores sediadas em território nacional, nomeadamente em Lisboa, Norte, Centro e Região Autónoma da Madeira, bem como representantes das Casas em processo de formalização, previstas para 2026, no Algarve e no Alentejo.
Os trabalhos iniciam-se pelas 10h30, com o Secretário Regional dos Assuntos Parlamentares e Comunidades, Paulo Estevão, propondo a criação de uma rede nacional de Casas dos Açores, que permitirá articular iniciativas conjuntas e promover a itinerância cultural entre as Casas já constituídas e as que se encontram em processo de formalização.
A partir das 11h30 tem lugar uma ação de formação sobre a Marca Açores, com a presença do Secretário Regional da Agricultura e Alimentação, António Ventura, para capacitar as Casas na promoção nacional dos produtos açorianos. Durante esta fase, os participantes terão a oportunidade de conhecer em detalhe as estratégias da Marca Açores e refletir sobre formas de divulgar os produtos regionais.
Participam também neste Encontro Nacional de Casas dos Açores o Diretor Regional das Comunidades, José Andrade, e o diretor do Gabinete de Gestão e promoção da Marca Açores, Paulo Teves.
Pela Casa dos Açores em Lisboa participam a presidente Delfina Porto e o vice-presidente Ricardo Vieira; pela Casa dos Açores do Norte, o presidente Miguel Azevedo e a tesoureira Maria João Botelho; pela Casa dos Açores da Madeira, o presidente da direção Carlos Madruga da Costa e o presidente da assembleia geral Paulo Sousa; pela Casa dos Açores da Região Centro, o presidente da direção Francisco Coelho Gil e a presidente da Assembleia-Geral Paula Amaral; e pela Casa dos Açores da Região do Algarve, em processo de formalização, os seus impulsionadores Paula Medeiros e Rui Jacinto.
O I Encontro Nacional de Casas dos Açores constitui um momento estruturante para reforçar a cooperação entre as Casas, promovendo uma atuação articulada e estratégica na afirmação da identidade açoriana, na valorização dos seus produtos e a afirmação da Marca Açores em Portugal.
GRA/RÁDIOILHÉU






