AGENDA

AGENDA | Festival “A Viola na Praça” acontece a 12 de Julho na Ribeira Quente

352views

A Ribeira Quente recebe o Festival “A Viola na Praça”, a 12 de Julho, pelas 21:00, na Praça da Igreja, e que contará com “Duo Toadas e Convidados”, “Escola de Violas da Ribeira Quente” e “Grupo Folclórico São Paulo”. 

Em 2023, a Associação de Juventude Viola da Terra organizou no Verão, no mesmo local, o concerto “Duo Toadas e Convidados”, que contou com uma enchente e apoio por parte da população da freguesia e de emigrantes que a visitam nesta altura do ano. Como resultado dessa iniciativa, oficializou-se a vontade de manter o evento, anualmente, sempre partindo das forças vivas da freguesia que promovem a Viola da Terra. 

Por esse motivo, o cartaz de 2024 conta com a Escola de Violas da Ribeira Quente, responsável pela formação de dezenas de tocadores desde 1994, de Viola da Terra e Violão, e com o Grupo Folclórico São Paulo, que retomou a sua actividade após alguns anos de suspensão, e que já começou a apresentar-se nas festas da Freguesia. 

O Duo Toadas, constituído pelos irmãos Ribeiraquentenses César Carvalho e Rafael Carvalho, que despoletaram a criação desta dinâmica de Festival na freguesia, serão presença assídua no mesmo, quer em duo quer com convidados que ajudarão a abrilhantar o evento. 

O evento decorre na Praça da Igreja onde ainda marcará presença o Mercadinho Solidário Melika, com vista à angariação de fundos para a importante atividade que desenvolve junto de comunidades mais necessitadas, quer ao nível de construção de infraestruturas quer ao nível da educação e material de ensino. 

“A Viola na Praça” é uma produção da Associação de Juventude Viola da Terra e tem como parceiros o Governos dos Açores, a Câmara Municipal da Povoação, Junta de Freguesia da Ribeira Quente e Fundação Inatel, com apoio financeiro e logístico ao mesmo.

Este evento insere-se na “Temporada de Violas da Terra 2024”, que já contou com alguns eventos e sessões de sensibilização sobre a Viola da Terra em escolas, e tem uma programação diversificada até ao final do ano, com especial destaque para “XIV Festival Violas do Atlântico”, “Comemorações do Dia da Viola da Terra” e “Encontro de Escolas de Violas da Ilha de São Miguel”. 

VTAJ/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.