AGENDA

AGENDA | Escola de Violas da Fajã de Baixo com apresentação musical a 5 de Março

424views

A Escola de Violas da Fajã de Baixo fará uma apresentação musical no dia 05 de Março, pelas 18:30, no Salão Nobre da Junta de Freguesia da Fajã de Baixo. O evento é de entrada livre.

A escola conta com 18 alunos de Viola da Terra, no presente ano lectivo, com idades dos 11 aos 78 anos, funcionando em curso de iniciação e outro de continuação de aprendizagens, distribuídos por várias turmas em horário semanal, de acordo com os conhecimentos de cada um.  

Os alunos têm uma aprendizagem com métodos diferenciados, de acordo com o percurso musical que desejam. Desde a tradicional aprendizagem de ouvido (por imitação), outros por esquemas cifrados, e outros pelos manuais do “Método para Viola da Terra”, editados pelo Professor Rafael Carvalho, entre 2013 e 2016, como forma de colmatar a falta de material pedagógico para Viola da Terra, em particular para o ensino oficial, na altura, no Conservatório Regional de Ponta Delgada.

Esta é uma das habituais apresentações da Escola, que vão surgindo ao longo do ano lectivo, com o objectivo principal de colocar os alunos em ambiente de concerto e apresentação musical, demonstrando o trabalho individual ou de grupo que vão desenvolvendo. Em segundo lugar, tem o intuito de promover mais um serão musical e cultural na freguesia que recebe a Escola desde a sua fundação, em 2008. 

A Escola de Violas tem as suas aulas semanais na Biblioteca da Junta de Freguesia da Fajã de Baixo, sendo o formador Rafael Carvalho. Tem formado, ao longo dos anos, vários tocadores que, para além das apresentações musicais da Escola, alguns também integram e reforçam ou têm ajudado a renovar os solistas de Viola da Terra em grupos Folclóricos, em especial o grupo Folclórico da Freguesia, mas não só. Esta renovação é fundamental para que vários dos nossos grupos não fechem portas. 

Na Ilha de São Miguel, atualmente, existem apenas duas Escolas de Viola da Terra a proporcionar formação contínua: na Ribeira Quente, com 8 alunos, e na Fajã de Baixo, com 18 alunos. Esta situação continua a não ser suficiente para a procura cada vez maior de formadores de Viola da Terra na Ilha. 

AVT/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.