AGENDA

AGENDA | Daniel Moraes, artista visual brasileiro, realiza sessões em torno da prática de desenho, no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas

324views

O Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas promove várias sessões dedicadas ao desenho, conduzidas pelo artista visual brasileiro Daniel Moraes, que utiliza o desenho e a performance como meios para abrir campos de diálogo na sua produção interdisciplinar, a partir de várias referências do panorama artístico contemporâneo.

No âmbito da rúbrica “Último Domingo do Mês – Gestos e Afetos do Desenho a Carvão”, no dia 24 de novembro, pelas 15h00, Daniel Moraes vai dinamizar uma sessão para famílias com crianças dos 7 aos 12 anos, onde os participantes vão utilizar o carvão como instrumento de experimentação criativa.

Para além desta sessão aberta ao público, Daniel Moraes vai desenvolver no âmbito do Workshop de continuidade “As várias dimensões do desenho”, uma sessão onde vai partilhar o seu processo artístico e explorar um conjunto de exercícios práticos em torno do desenho. Por fim, Daniel Moraes vai desenvolver sessões com grupos com quem o Serviço de Mediação tem vindo a trabalhar com regularidade: com a Associação de Paralisia Cerebral (projeto Dançar por inteiro) e com a turma de artes da Escola Básica e Secundária da Povoação (projeto Ao teu encontro).

Nota Biográfica

Daniel Moraes nasceu em São Paulo em 1981. Mestre em Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa e graduado em Design pela Facamp. Desde o início do seu percurso artístico investiga conflitos do seu corpo com as práticas artísticas, sendo o desenho, a pintura e a performance os principais meios utilizados. A Decorporeidade – estudos sobre a corporeidade da deficiência – é o foco das suas produções atuais.

Desenvolveu o projeto de oficinas O Desenho e o Corpo Não Normativo no Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas (Açores – Portugal 2020) e o curso Arte e Deficiência: um desenho possível Sesc Avenida Paulista (São Paulo, 2024). Expôs o vídeo-happening De mãos dadas com minha irmã na exposição Lines of Thoughts, CICA MUSEUM – Czong Institute for Contemporary Art (Korea, 2021) e na exposição coletiva Do Desenho no Centro Cultural da Caixa (Rio de Janeiro, 2024); e idealizou o ProjetoDEMONSTRA programa de residência artística para pessoas com deficiência que contou com o apoio do Ministério da Cultura Portuguesa – DGArtes em 2022.

Toda a programação poderá ser consultada na página do Arquipélago – Centro de Artes Contemporâneas: http://arquipelagocentrodeartes.azores.gov.pt/pt/

ACAC/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.