AGENDA

AGENDA | Comemorado nos Açores Dia Internacional da Limpeza Costeira

© Governo dos Açores
416views

A Secretaria Regional do Mar e das Pescas (SRMP), através da Direção Regional de Políticas Marítimas (DRPM), em colaboração com a Fundação Oceano Azul (FOA) e o programa Blue Azores, assinala as comemorações do Dia Internacional da Limpeza Costeira durante o período de 16 a 24 de setembro, com a promoção de limpezas costeiras e subaquáticas junto das mais diversas entidades e parceiros regionais.

Estas ações enquadram-se na “Campanha Regional de Limpezas Costeiras e Subaquáticas dos Açores 2023”, promovida pela DRPM no âmbito das suas competências na temática do Lixo Marinho, contribuindo ainda para os objetivos dos projetos LIFE IP Azores Natura e OceanLit.

À semelhança do ocorrido em anos anteriores, a DRPM pretende envolver todos os cidadãos, entidades públicas e privadas, bem como organizações cívicas dos Açores, para a problemática do lixo marinho – uma preocupação que é partilhada por cada vez mais pessoas em todo o mundo.

Nesse sentido, a DRPM convida todas as entidades, públicas, privadas e a comunidade a participar ou a organizar ações de limpeza costeira ou subaquática na sua ilha, tendo em vista alertar a sociedade para esta problemática.

Como tal, solicita-se que a organização destas ações seja feita em coordenação com a DRPM e a FOA, para melhor compatibilização das iniciativas no espaço e no tempo.

Solicitamos que nos contactem através do e-mail: lixomarinho@azores.gov.pt, enviando-nos toda a informação sobre o evento (data, local, hora e organizador da limpeza) ou que submetam a inscrição do evento que pretende organizar junto da Fundação Oceano Azu.

A DRPM compilará informação referente a todas as ações de limpeza organizadas neste âmbito e os dados obtidos serão utilizados para responder às exigências de reporte internacional da Região Autónoma dos Açores no contexto da Diretiva-Quadro Estratégia Marinha (DQEM) e da Convenção para a Proteção do Meio Marinho do Atlântico Nordeste (OSPAR), suportando também a definição de macropolíticas de âmbito internacional na área do lixo marinho. A recolha desta informação será assim de extrema importância.

GRA/RÁDIOILHÉU

Mauricio De Jesus
Maurício de Jesus é o Diretor de Programação da Rádio Ilhéu, sediada na Ilha de São Jorge. É também autor da rubrica 'Cronicas da Ilha e de Um Ilhéu' que é emitida em rádios locais, regionais e da diáspora desde 2015.