O Comando Territorial dos Açores, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Árvore e da Floresta, no dia 23 de março, irá realizar o evento “Caminhada pela Floresta”, como forma de sensibilizar a população para a importância da nossa floresta e para os riscos que lhe estão associados, com caminhadas nas ilhas de São Miguel, Terceira e Faial.
Esta iniciativa tem também como objetivo sensibilizar a população para a necessidade de preservação da natureza e do ambiente, em geral, e das árvores em particular, bem como alertar para a importância da prevenção de incêndios florestais e consciencializar para os seus impactos negativos sobre os recursos naturais.
A floresta, que ocupa mais de um terço do território Nacional, é fonte de emprego, exportações, lazer, biodiversidade, sequestro de carbono, proteção do solo, regulação da qualidade da água e do ciclo hídrico, o que contribui para a qualidade de vida dos cidadãos. Contudo, para além do fogo intencional, grande parte dos incêndios florestais tem sido provocada por más práticas agrícolas e por um incorreto uso do fogo, designadamente em resultado de queimadas, queimas de sobrantes de exploração agrícola, lançamento de foguetes, confeção de alimentos e cigarros mal apagados.
A GNR, através do evento “Caminhada pela Floresta”, pretende envolver a população no reconhecimento e valorização deste recurso natural, incentivando às boas práticas, ao respeito pela natureza e à proteção da nossa floresta.
CT/AÇORES/RÁDIOILHÉU