AGENDA | Atualidade. Edição de luxo de “Saudades da Terra” será lançada a 19 de Novembro na Igreja do Colégio
A edição de luxo de “Saudades da Terra”, (1586-1590), de Gaspar Frutuoso, será lançada no dia 19 de Novembro às 17:00h, no Núcleo de Arte Sacra do Museu Carlos Machado (Igreja do Colégio). O evento contará com a presença do editor, José Ernesto Rezendes, do historiador Avelino de Freitas de Menezes e do Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro.
Em 2022, comemoram-se os 500 anos do nascimento do Doutor Gaspar Frutuoso (Ponta Delgada, 1522 – Ribeira Grande, 1591), figura maior da historiografia açoriana e das demais ilhas da Macaronésia. É também neste ano que a Letras Lavadas edições publica o seu 500º livro, precisamente um ‘fac-simile’ do manuscrito das “Saudades da Terra” e das escassas folhas das amputadas “Saudades do Céu”, constantes em códice depositado na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada. A obra maior, as “Saudades da Terra”, desenvolve-se por 6 livros sobre: I (História de Cabo Verde e das Canárias, ainda com alusões a mais ilhas e a parcelas continentais reais ou imaginárias), II (História da Madeira), III (História de Santa Maria), IV (História de S. Miguel), V (História dos Dois Amigos – novela) e VI (História das ilhas Terceira, S. Jorge, Faial, Pico, Graciosa, Flores e Corvo).
Antes da reprodução do manuscrito em 1184 páginas, inclui-se quase uma centena de páginas de “Introdução” e de “Palavras Prévias” de cinco Presidentes, a saber, de Portugal e de Cabo Verde, e das Regiões Autónomas dos Açores, da Madeira e das Canárias.
LV/RÁDIOILHÉU